Jogos de Empresa. A atividade prática supervisionada (ATPS)
Seminário: Jogos de Empresa. A atividade prática supervisionada (ATPS). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosaalcir • 16/10/2014 • Seminário • 3.014 Palavras (13 Páginas) • 580 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Administração
8ª Série
Jogos de Empresa
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução.
A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTOR
Prof. Me. Jefferson Dias
Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp
Administração - 8ª Série - Jogos de Empresa
Pág. 2 de 11
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:
Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
Participação
Para a realização desta ATPS, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até cinco participantes, definidas pelo tutor, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
Padronização
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
em páginas com formato A4;
com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;
espaçamento de 1,5 entre linhas;
se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
com capa, contendo:
logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;
nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;
nome e RA de cada participante;
título da atividade;
nome do professor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;
nome do tutor de Ensino a Distância (EAD) da disciplina;
cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Administração - 8ª Série - Jogos de Empresa
Pág. 3 de 11
DESAFIO
“O baixo crescimento da economia brasileira analisado pelo prisma da teoria dos jogos. ”
A edição 1067 da Revista Exame de 11 de junho de 2014 trás como capa o tema “por que o Capitalismo é tão injusto?” (versão eletrônica disponível em http://exame.abril.com.br/revista-exame/dashboard/sumario-ipad/1067/index.shtml?mt249, acesso em 15/06/2014). A discussão é pertinente principalmente pelo fato de que existem países (ex.: países do norte da Europa) que conseguiram chegar a um patamar em que a distância socioeconômica entre pobres e ricos já não é tão extrema quanto no Brasil. São países que conseguiram encontrar um equilíbrio entre a necessidade de existência de um governo que se responsabilize pela ordem social e política, e serviços como saúde e educação, sem prejudicar a atuação empresarial que dá sustentabilidade econômica para todo esse aparato. Tudo isso, no entanto, não aconteceu do dia para a noite. Alguns séculos de amadurecimento cultural foram necessários para que esses países chegassem à situação em que se encontram hoje.
Essas questões – que têm sido tema das mobilizações populares vistas recentemente – ainda estão longe de serem resolvidas no Brasil. Em nosso país ainda reina a filosofia clássica do capitalismo, que foi inicialmente traçada por Adam Smith em 1776 em seu livro “A Riqueza das Nações”, e que criou o conceito de que cada pessoa que venda um produto ou preste um serviço sempre fará o melhor por seu cliente para que este volte a comprar em seu estabelecimento, ou o indique a terceiros. Em outras palavras, ele faz o melhor pelo bem-estar
...