Maquiavel
Tese: Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingridmmm • 10/4/2014 • Tese • 479 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
a) Diferencie "virtú" e "fortuna" e explique como esses dois conceitos se complementam na perspectiva maquiaveliana. (4,5 pontos)
Nicolau Maquiavel foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador da ciência política moderna, isso porque ele escreveu sobre o Estado e o governo, como realmente são e não como deveriam ser. Para Maquiavel, a natureza humano era má, os seres humanos querem obter o máximo de ganhos, fazendo o mínimo esforço possível, fazendo o bem apenas quando eram forçados a isso. Foi com a sua obra “O príncipe” que era uma espécie de manual político para governantes que almejassem além de se manter no poder, mas também ampliar suas conquistas é que foram criados os conceitos de virtú e fortuna, utilizados também em muitas outras de suas obras.
Na concepção de Maquiavel, a virtú é a capacidade do individuo sobre o controle da situação e dos acontecimentos, de manter-se no poder. A habilidade de persuasão para o seu favorecimento. A virtú se trata da escolha na hora certa. Já a ideia de fortuna diz respeito as circunstâncias, as coisas inevitáveis que acontecem aos seres humanos, os fatores que estão fora de nosso controle, nossa sorte. E já que é uma coisa incerta para nós, visto que não podemos controlar, desafia a capacidade do homem.
Segundo Nicolau, para se obter sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional, é necessário possuir tanto o virtú quanto a fortuna. Por exemplo, não é muito válido ter a capacidade de fazer escolhas na hora certa, porém não poder controlar coisas que estão fora do nosso controle. Para que tudo funcione, é necessário um equilíbrio entre os dois.
b) Como essas ideias são aplicadas na política brasileira na atualidade. Exemplifique.(4,5 pontos)
Maquiavel, em sua obra O príncipe trata de uma relação entre virtú (capacidade de governar, manter-se no poder) e fortuna (conjunto de acontecimentos, os fatos que ocorrem no contexto social onde vive o governante), isto é fundamental em um processo eleitoral, por exemplo, tendo em vista que é preciso vender uma imagem ao povo para que esta imagem seja eleita.
Temos o caso da nossa presidenta, Dilma Roussef, que para ganhar a campanha eleitoral, apostou na questão do aborto. Afirmou ser contra, quando na verdade não é, ela agiu desta maneira pois apesar de sermos um país laico, a maior porcentagem da população faz parte da religião católica, onde um aborto é considerado pecado. Esta ação da presidenta baseou-se na virtú, ela fez justamente o que o povo queria, fortificando sua imagem, o que é essencial na política do Maquiavel.
Já a fortuna da Dilma Roussef, são certas habilidades de lidar com coisas que possam vir a surgir, como por exemplo, a maneira que ela lidou com com os juros domésticos, sendo que nos outros mandatos isso foi uma grande dificuldade para os outros líderes. Como podemos perceber virtú e fortuna nunca funcionam separadamente.
...