Muito Além Do Cidadão Kane
Trabalho Universitário: Muito Além Do Cidadão Kane. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessatorette • 17/11/2014 • 390 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
O filme foca sua crítica na Rede Globo e mostra como ela se fortaleceu, desde o período que Roberto Marinho Assumiu a direção da emissora, houve também influencia diretamente nos âmbitos político, econômico e social.
Roberto Marinho foi o homem odiado pelo mundo todo e o mais temido no Brasil. Através da rede globo que é uma grande potencia no mundo das comunicações, ele detinha o poder de tirar e colocar em evidencia quem ele quisesse. Mesmo hoje depois de sua morte esse poder continua através dessa emissora.
Em um país como o Brasil, no qual diversas famílias possuem uma televisão em casa mas não têm comida na mesa, o poder de domínio e influência da Globo se mostra ainda mais intenso. Além da televisão, é importante evidenciar que o grupo de Roberto Marinho também se distribui nos mercados de rádio, jornal, internet, revistas, TV, o que só mostra qual é a real amplitude das forças das Organizações Globo.
A Rede Globo foi fundada por Roberto Marinho em 1965, logo no início da Ditadura Militar no Brasil. Roberto marinho e conseqüentemente a globo mantinham vínculo capitalista com os presidentes, esse vínculo girava em torno dos serviços e benefícios. Inclusive, foi Juscelino Cubecheque, que deu a Roberto Marinho sua primeira concessão, a segunda foi de João Gullar.
No Brasil,o documentário foi sensurado por uma ação de Roberto Marinho na justiça, o que só demonstra mais claramente o poder que a RedeGlobo tem sobre diferentes esferas da sociedade.
Um explícito exemplo da eterna associação entre a Rede Globo e o governo vigente é o ex-presidente do Brasil Luís Inácio Lula da Silva: em 1987, discursava que “o senhor Roberto Marinho não faz outra coisa a não ser mentir para o povo”;
No documentário, são apresentados diversos depoimentos de grandes e influentes personagens brasileiros, como os políticos Leonel Brizola e Antônio Carlos Magalhães, o músico e compositor Chico Buarque de Hollanda, o publicitário Washington Olivetto e o ex-presidente da república Luís Inácio Lula da Silva. Ao longo desses depoimentos da obra, Roberto Marinho é até comparado à Josef Stalin, um dos líderes da antiga União Soviética, e Chico Buarque de Hollanda chega a dizer que ele era muito mais poderoso e influente do que o próprio Charles Kane, visto que Roberto era a força política mais importante dentro de um país (na época).
...