Organização De Cooperação De Xangai
Artigo: Organização De Cooperação De Xangai. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lu_36 • 21/9/2014 • 901 Palavras (4 Páginas) • 335 Visualizações
Organização de Cooperação de Xangai (SCO)
A Organização de Cooperação de Xangai (SCO) é uma organização internacional intergovernamental fundada em Xangai em 15 de Junho de 2001, por seis países: China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. Seus Estados-Membros cobrem uma área de mais de 30 milhões de km², ou cerca de três quintos da Eurásia, com uma população de 1.455 mi, cerca de um quarto do total do mundo. As suas línguas de trabalho são o chinês e o russo.
O antecessor de SCO, o Shanghai Cinco, originou e cresceu a partir do esforço por parte da China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão para fortalecer a construção de confiança e desarmamento nas regiões fronteiriças. Em 1996 e 1997, os chefes de Estado se reuniram em Xangai e Moscou, respectivamente, e assinaram o Tratado de Aprofundamento Confiança militar nas regiões de fronteira e do Tratado sobre a Redução das Forças Militares em regiões fronteiriças. Este encontro anual tornou-se uma prática regular e tem sido realizado alternadamente nos cinco Estados-Membros. Os temas do encontro gradualmente alargado de construir a confiança nas regiões fronteiriças para a cooperação mutuamente benéfica nos domínios político, de segurança, diplomático, econômico, comercial e outras áreas entre os cinco estados. O Presidente do Uzbequistão foi convidado para a Dushanbe Summit 2000 como um convidado do país de acolhimento. Como a primeira reunião dos cinco chefes de Estado teve lugar em Xangai, o mecanismo de cooperação foi mais tarde conhecido como os "Cinco de Xangai".
No quinto aniversário dos Cinco de Xangai em Junho de 2001, os chefes de estado dos países membros e do presidente do Uzbequistão se reuniram em Xangai. Primeiro, eles assinaram uma declaração conjunta admitindo Uzbequistão como membro dos Cinco de Xangai e, em seguida, em conjunto emitido a Declaração sobre o Estabelecimento da Organização de Cooperação de Xangai. O documento anunciou que para o fim de melhorar o nível de cooperação para aproveitar de forma mais eficaz as oportunidades e lidar com novos desafios e ameaças, os seis estados decidiram estabelecer uma Organização de Cooperação de Xangai.
Em junho de 2002, os chefes de Estados membros da SCO reuniram-se em São Petersburgo e assinaram a Carta SCO, que expôs claramente os propósitos e princípios da SCO, sua estrutura organizacional, forma de funcionamento, cooperação, orientação e as relações externas, marcando o estabelecimento real deste nova organização, no sentido do direito internacional.
Irã parecia cada vez mais interessados em ingressar na Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e formam um eixo poderoso com seus dois pilares, a China e a Rússia, como um contrapeso para o poder dos EUA. A SCO foi criado inicialmente como uma organização aberta e não-alinhada. Assistente do ministro das Relações Exteriores chinês Li Hui disse que a Organização de Cooperação de Xangai (SCO) não acolherá novos membros antes de seus seis membros fazerem estudos sérios. A organização ainda é muito jovem e os seis membros da OCS precisam ter mais discussões antes de decidir se deve ou não aceitar novos membros.
O pedido da Mongólia para participar da organização como "observadora" foi aprovado em Junho de 2004.
Em 17 de junho de 2004, a Organização de Cooperação de Xangai realizou seu encontro anual em Tashkent, Uzbequistão. Assistiram a esta conferência o presidente chinês, o presidente russo, o presidente do Quirguistão,
...