Organização, Processos E Tomada De Decisão
Trabalho Escolar: Organização, Processos E Tomada De Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SandroSilva8801 • 21/9/2014 • 811 Palavras (4 Páginas) • 545 Visualizações
Organização, Processos e Tomada de Decisão
Questão única: A partir da frase (atribuída a Peter Drucker) “Onde quer que você veja um empreendimento de sucesso, pode acreditar que ali houve, um dia, uma decisão corajosa”, reflita e disserte em algumas linhas (um mínimo de 20 linhas) sobre essa frase, no âmbito da Administração Pública, trazendo inclusive alguns exemplos de “decisões corajosas”, efetivadas por gestores públicos.
Resposta:
Segundo o pai da administração moderna: “Os empreendedores inovam. A inovação é o instrumento específico do espírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. A inovação, de fato, criar recursos. Não existe algo chamado de ”recurso” até que o homem encontre um uso para alguma coisa” (DRUCKER, 2002, p. 39).
O que pode proporcionar sucesso a uma organização é a capacidade de seus administradores e gestores em promover transformações e mudanças assertivas, para que isso possa ocorre, é necessário profissionais que reúna algumas características como: inciativa, coragem, persistência, comprometimento, metas definidas, poder de persuasão, rede de contatos, informações, planejamento, autoconfiança, qualidade, eficiência etc. Assim, torna-se possível tomar decisões corajosas e assumir os ricos (calculados) em busca do sucesso e lucro em prol da organização.
O dia-a-dia do Gestor é cercado por tomadas de decisões, das mais diversas possíveis. O seu desempenho está baseado em solucionar problemas. Se ocorrer o problema, o gestor tem que buscar uma solução! E, para que se alcance uma solução, é preciso que o gestor tome decisões. O que exigirá em alguns casos muita coragem e ousadia.
As decisões dos gestores não são e nunca serão acolhidas por todos, ainda mais se tratando do setor público, onde a abrangência de uma decisão, normalmente, envolve toda a sociedade. Por isso e pelo risco - que pode estar vinculado ao problema a ser solucionado - a tomada de decisão deve ser altamente qualificada. A tomada de decisão deve envolver diversos fatores, dos quais devemos destacar o planejamento e a ética.
No âmbito da administração pública podemos citar como exemplos de decisões corajosas:
CASO 1 – Descredenciamento Instituições de Ensino.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, em 14 de julho de 2014 o descredenciamento de 28 instituições de ensino superior. Segundo o MEC, essas instituições estavam inativas no Censo da Educação Superior e tinham os atos autorizativos vencidos.
Em 14 de janeiro de 2014 o MEC havia descredenciado a Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UNIVERCIDADE), mantidas pela Galileo Educacional por causa "da baixa qualidade acadêmica, do grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora [das instituições] e da falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior", conforme noticiou o Portal G1 em 16 de janeiro de 2014.
Com essa medida do MEC, todos os alunos – 12 mil matriculados nas duas instituições, sendo 8,9 mil na Gama Filho e 3,1 mil na UniverCidade – deverão ser transferidos para outras faculdades particulares na chamada "transferência assistida".
CASO 2 – Médicos cubanos no Brasil.
O Programa “Mais Médicos” abre vagas para brasileiros e estrangeiros que desejam atuar em áreas carentes, como forma de ampliar o atendimento do SUS (Sistema Único
...