PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL
Pesquisas Acadêmicas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Adil • 6/5/2014 • 681 Palavras (3 Páginas) • 668 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL - PES
1. INTRODUÇÃO
Desde as últimas décadas, particularmente nos países de primeiro mundo, os gestores na área da saúde estão empenhados em encontrar e criar soluções com o objetivo de qualificar e organizar o funcionamento dos sistemas e serviços de saúde.
O enfoque do Planejamento Estratégico Situacional –PES (Matus, 1993, 1994a, 1994b) surge, no âmbito mais geral do planejamento econômico-social e vem sendo crescentemente adaptado e utilizado em áreas como saúde, educação e planejamento urbano, por exemplo. Este enfoque parte do reconhecimento da complexidade, da fragmentação e da incerteza que caracterizam os processos sociais, que se assemelham a um sistema de final aberto e probabilístico, onde os problemas se apresentam, em sua maioria, não estruturados e o poder se encontra compartido, ou seja, nenhum ator detém o controle total das variáveis que estão envolvidas na situação.
2 - DESENVOLVIMENTO
1- ATOR : Prefeito Municipal de Diamantina, João Antônio Diniz, gestão de 2012/2015 e o Secretário Municipal de Saúde Carlos Eduardo Fontana.
2- PROJETO: Melhoria na qualidade de atendimento no Pronto Atendimento Santa Tereza- em Diamantina MG.
3- PROBLEMA: Superlotação, Demora no Atendimento e Triagem.
4-PROBLEMA CENTRAL:Falta de qualificação no atendimento e demora excessiva.
5-ÁRVORE EXPLICATIVA
A saúde pública enfrenta grandes problemas na atualidade. Quer por falta de infraestrutura, quer por falta de valorização dos profissionais. O Pronto Atendimento Médico Santa Tereza, passa por enorme dificuldade no tocante ao atendimento de pacientes. A precariedade dos postos de saúde da cidade,fez com que os pacientes,procurassem o P.A,mesmo em casos bem simples,como viroses e pequenas suturas.O que era ruim,ficou ainda pior! Horas esperando pela triagem e mais horas aguardando atendimento médico. Foi implantada a utilização de pulseiras identificando o índice de gravidade e o tempo previsto na fila de espera. Mas o que se percebe, é que o tempo estipulado pela cor da pulseira nunca é respeitado. Questiona-se até mesmo a qualificação dos profissionais envolvidos no atendimento de triagem.
6- NÓS CRITICOS
A prioridade é tentar solucionar o problema do Pronto Atendimento Santa Tereza e reduzir o tempo de espera dos pacientes.O ideal seria a valorização dos profissionais da saúde.Motiva-los! É perceptível a importância que a valorização profissional gera na vida das pessoas, um profissional que é valorizado traz lucros para onde trabalha,e no setor da saúde,seria benéfico para os pacientes.
7_ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O Planejamento Estratégico é o processo administrativo num período de longo prazo, que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida, visando à otimização do grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora. É de responsabilidade dos dirigentes da alta direção da organização. Carlos Matus separou o PES’S em quatro momentos do processo de planificação, que
...