MODERAÇÃO COM VISUALIZAÇÃO EM TARJETAS COMO FERRAMENTA FACILITADORA DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO SITUACIONAL
Por: cristiane eloiza Mota • 29/5/2017 • Monografia • 13.353 Palavras (54 Páginas) • 880 Visualizações
SUMÁRIO
1.0 – INTRODUÇÃO.............................................................................................. 5
2.0 - DESENVOLVIMENTO................................................................................... 6
2.1 - Moderação de processos grupais com visualização em tarjetas.................. 16
2.1.1 - O papel do moderador na moderação....................................................... 17
2.1.2 - A construção do Fio Condutor.................................................................. 18
2.1.3 - A visualização em tarjetas……………...………………………………......... 19
2.2 - Moderação Como Ferramenta Facilitadora do PES.................................... 21
2.2.1 - Acompanhamento do processo de moderação do PES........................... 24
3.0 - METODOLOGIA.......................................................................................... 25
4.0 - ANÁLISE..................................................................................................... 26
5.0 - CONCLUSÃO…………………………………………………......................... 30
6.0 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 33
7.0 – ANEXOS..................................................................................................... 34
- INTRODUÇÃO
A gestão pública é construída a partir das matrizes teórico-metodológicos e reverbera o modus operandi de governos e sua relação com os cidadãos. O Estado a partir deste contexto pode ser um catalizador dos interesses da população, por meio de uma gestão democrática e participativa.
O Objetivo deste trabalho é prenunciar a Moderação com Visualização em Tarjetas como Ferramenta Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional – PES, como uma potente ferramenta metodológica para o processo de planejamento, de forma participativa, horizontal, flexível e executável. A hipótese que se levanta é que o trabalho na gestão pública a partir do uso do PES facilita a vivência democrática e estabelece o compartilhamento de ações de forma horizontal, em que todos são igualmente importantes na tomada de decisão, e a Moderação com Visualização em Cartela é um ferramenta que vêm facilitar e democratizar ainda mais esse processo.
Embora o tema fale da técnica de moderação visualizada, fez-se necessário a inserção das concepções de planejamento estratégico, onde a pesquisa bibliográfica aplicada nos leva a diferenciação do planejamento estratégico tradicional e do Planejamento Estratégico Situacional – PES, o último, fundamentado pelo Professor Carlos Matus (1996), traz o enfoque da participação, governabilidade e visão de futuro, podendo ser utilizada em qualquer organização da sociedade, englobando as decisões formuladas em grupos, por atores sociais diretamente envolvidos em determinado processo.
Para afirmarmos a importância da moderação visualizada em tarjetas no Planejamento Estratégico Situacional – PES demonstramos que o método tradicional de planejamento torna-se ineficaz para os dias de hoje, que se depara com mudanças governamentais/ institucionais complexas, e este método é determinista e ignora as mudanças externas, além de não ter como foco a participação dos envolvidos no assunto ou problema. Ao contrário do PES que tem seu enfoque participativo.
A moderação com visualização em tarjetas dialoga com a concepção participativa do Planejamento Estratégico Situacional, por isso, este trabalho está fundamentado inclusive em experiências de gestores que utilizam a metodologia em seus processos de Planejamento Estratégico Situacional – PES.
Compartilhando a moderação em tarjetas com PES, conforme aprofundado na base da pesquisa, atentamos para as compatibilidades quando ambos dispõem em participação de atores envolvidos, transparência, confiança, responsabilidade. A composição de ambos agrega em resultados positivos e compensadores no âmbito da gestão pública como foi afirmado pelos entrevistados (as) e pelos autores (as) pesquisados (as) que apontam a qualidade dos resultados quando da organização do PES não tratar apenas de decisão futura mais também do futuro e acompanhamento das decisões.
Na Moderação de processos grupais com visualização em tarjetas, não há hierarquia nas discussões, as tarjetas fomentam a comunicação de forma horizontal e multissetorial, a participação é garantida mesmo para aquele não costuma opinar por timidez. As ideias e propostas são consensuada pelo grupo, e tornam-se responsabilidade dele. Suas técnicas serão descritas no decorrer do trabalho que apresenta os conceitos e concepções, além do primordial papel do moderador.
Como consequência o vínculo da Moderação como Ferramenta Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional – PES, entendendo-o como um processo que demanda discussão grupal de forma participativa e transparente, como já fundamentado, exige um acompanhamento, a reflexão do que verdadeiramente não é superfulo, e ainda traz o ator como a fugura principal do processo.
Enfim, este estudo foi realizado com intuito de afirmar que a Moderação com Visualiação em Tarjetas é a ferramenta mais indicada como instrumento facilitador na organização do processo de construção do Planejamento Estratégico Situacional – PES, de forma participativa, horizontal onde todos os atores atuam de foma igualitária em opiniões e assumindo responsabilidades no processo, conforme registrado, exposto após ser consensuado por todos nas tarjetas, elaborando-se um plano de ação factivel de acordo com a visão da realidade.
2.0 DESENVOLVIMENTO
Para falarmos em Moderação com Visualização em Tarjetas como Ferramenta Facilitadora do Planejamento Estratégico Situacional, se faz necessário entendermos o que é o próprio Planejamento Estratégico Situacional – PES e em seguida falarmos da Moderação com Visualização em Tarjetas, como funciona, suas regras e o que proporciona e vantagens da sua aplicação no Planejamento Estratégico Situacional – PES.
O Planejamento Estratégico e Situacional se trata do que queremos, quais caminhos devemos seguir para chegar ao que queremos e o que é necessário. Dizemos então que o Planejamento Estratégico Situacional – PES é gestão de governo. Percebemos que temos um problema a ser resolvido planejadamente. Analisado de forma estratégica, planejamento é a ciência e a arte de criar métodos viabilize maior governabilidade enquanto pessoas, países ou organizações.
...