POLITICAS ESPECIAIS
Pesquisas Acadêmicas: POLITICAS ESPECIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GESSICAV • 28/9/2013 • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 607 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar os movimentos sociais e como eles interferem no nosso dia a dia, qual sua importância e sua relação com o poder político, como ele influência a democracia.
Sabemos que as lutas para que a sociedade tivessem liberdade duraram anos e continuam até os dias atuais, mas o que poucos sabem é que isso tudo começou com um movimento de pessoas que enfrentaram o governo pelos seus direitos, hoje podemos perceber que suas forças diminuíram, mas mesmo assim ainda há reivindicações, para definir formas de ações sociais com o objetivo de alcançar determinados resultados.
MOVIMENTOS SOCIAIS
Os movimentos sociais no passado tinham o objetivo de dar direito ás pessoas, muito diferente do que acontece hoje, com os direitos parcialmente conquistados agora o foco é a integração e respeito às diferenças. Com essas mudanças os movimentos sociais se tonam redes associativas sofrendo grandes influências do governo modificando seu eixo principal.
É difícil se aprofundar no tema, pois existem muitas lacunas a serem preenchidas, o que torna os movimentos sociais muito semelhantes às ONGs ou a meros movimentos de participação popular que em sua maioria tem influência política.
Os principais movimentos sociais são:
• Movimentos Sociais;
• ONGs, Entidades Assistenciais e do Terceiro Setor;
• Fóruns;
• Conselhos Gestores, Programas ou Políticas Sociais.
Os primeiros mobilizam ideias e consciências de modo a transformar , já os outros sofrem influências políticas diretas com ações conciliadoras.
Os movimentos sociais são formas de aprender e ensinar com suas propostas e ideais, focando se em um único objetivo, apresenta ações sobre a desigualdade social e econômica, juntamente com o auxilio assistencial e as políticas sociais.
Isso fica bem claro na música Preso á liberdade, que mascara nossa liberdade, oferecendo-nos uma ilusão sobre onde, como e o que fazer em meio ao social., estamos amarrados ao governo pelas políticas mal aplicadas e ao assistencialismo que se propaga a cada dia no nosso país. O governo caminha com as nossas pernas por onde ele bem entende, e nós apesar de todo o esforço para adquirir direito principalmente á liberdade de expressão, ficamos a mercê de nossas próprias falhas.
DEMOCRACIA – INTEGRAÇÃO SOCIAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Segundo Habernas democracia é um aspecto participativo e social, onde todo o cidadão tem oportunidade de expressão, é a vontade legitima das pessoas por garantia de seus direitos, iniciando a integração social, onde se pode discutir junto às esferas públicas seus problemas e necessidades.
O grande impasse da sociedade atual é lidar com o multiculturalismo, respeito às diversidades e inclusão da minoria, é preciso objetivar formas de organização para política especificas.
Os movimentos sociais são uma forma de lutar para que essas políticas aconteçam, assim como aconteceu o processo de democratização no nosso país anos atrás, só que dessa vez de uma forma menos violenta. Os movimentos sociais buscam exatamente uma democracia participativa, onde a vontade de todas as classes precisa ser ouvida e respeitada.
Dessa forma as pessoas tomam a plena consciência de que no coletivo seus objetivos serão alcançados, mas os movimentos ainda estão dispersos discutindo em torno de questões bem menos importantes, como status e publicidade, e os direitos pelos quais a luta deveria ser lembrada, está em segundo plano.
Como vemos na sátira da tirinha da Mafalda que ri ao descobrir que a democracia quer dizer que o poder emana do povo, porém a sociedade se acomoda com o assistencialismo ao invés de adquirir o que lhe é de direito.
Já que não vemos esse acontecimento na sociedade atual, onde os movimentos sociais perderam sua característica principal como a mudança de transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil á certo grupo ou classe social.
O surgimento do Serviço social é uma estratégia orientada para assegurar a ordem social e entender os conceitos de pessoa humana a todos, é uma alternativa que não é, a da democracia social, sua direção não esta voltada para um modelo de Estado Social Provedor, mas para a busca da independência das soluções do individuo, vinculadas ao estado, ou seja, dando alternativas para que a sociedade possa exercer sua liberdade independente do poder do Estado, transformando os benefícios em direitos, a partir daí é possível construir paulatinamente um novo
...