Politicas Especiais
Trabalho Universitário: Politicas Especiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: franeribamar • 6/11/2014 • 261 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
Atualmente, refletir sobre a discriminação racial se tornou um fator relevante para o Serviço Social, as mudanças de paradigmas que historicamente foram se conformando até que se chegasse à configuração atual de Estado e Sociedade.
Desta forma, para melhor compreender a atual conjuntura que envolve uma sociedade marcada pelo pluralismo e a luta de minorias pelo direito à diferença que resulta na construção e institucionalização e políticas especiais onde faz-se necessário o estudo e a compreensão das mudanças de paradigmas que historicamente foram se conformando até que se chegasse à configuração atual de Estado e Sociedade. E com este intuito iremos abordar os principais aspectos estudados das diferentes discriminação.
O negro não está ausente apenas dos meios de comunicação em geral, mas também não comparece como uma entidade importante da vida nacional. O mesmo acontece nas novelas, nos filmes e nos comerciais de TV onde a sua presença não se dá de forma qualificada e na dimensão correta.
Na relação alunos-agentes educativos(diretores, coordenadores, inspetores) é marcada por autoritarismos e visões estereotipadas que pode afastar o aluno negro da escola.
Conforme Luck (2000, p.16), “o diretor deve ser um gestor da dinâmica social, um mobilizador, um orquestrador de atores e um articulador da diversidade para dar-lhe unidade e consistência, na construção do ambiente educacional e na promoção segura da formação dos seus alunos”.
A história narrada nas escolas é branca, a inteligência e a beleza mostradas pela mídia também o são. Os fatos são apresentados por todos na sociedade como se houvesse uma preponderância absoluta, uma supremacia definitiva dos brancos sobre os negros.
...