Perguntas Do Filme "Daens: Um Grito De Justiça"
Exames: Perguntas Do Filme "Daens: Um Grito De Justiça". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AmandaCarolina18 • 9/4/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 8.586 Visualizações
Perguntas do filme "Daens: um grito de justiça"
a)Qual o contexto histórico que o filme retrata e quais são os elementos apresentados no filme que caracterizam esse período.
R: O filme, no contexto histórico se passa metade do século XIX é marcada pela consolidação do sistema de produção capitalista, com a chegada da Segunda Revolução Industrial, mostrando o avanço tecnológico. Pode-se perceber este contexto hostórico atráves de elementos como, o cotidiano dos trabalhadores, a influencia social da igreja católica, do poder dos donos da fábrica, a imprensa socialista, Organização dos Sindicatos entre outros.
b) Qual a análise do autor do texto sobre a revolução industrial e seus problemas sociais. Exemplifique com cenas do filme.
R: Para desenvolver suas empresas, os industriais precisavam de liberda de econômica, ampliação dos mercados consumidores e mão de obra barata e com o objetivo de aumentar os lucros pagavam aos operários salários muito baixos, oferecendo péssimas condições de trabalho. A exemplo, os acidentes que ocorriam nas fábricas, que resultavam em algumas vezes em morte, como foi o caso da criança que faleceu enquanto recolhia fiapos de panos que caiam das máquinas e por destração acabou sendo esmagado pela máquina.
c)Quais as características do espaço geográfico urbano, seus contrastes socais, as condições de moradias, saúde, educação da população.
R: Contraste entre as classes, nos quais os trabalhadores exerciam suas funções nas fábricas durante 14h por dia e recebiam muito pouco pelo trabalho, problemas sociais como a escassex de alimentos, no quala base alimentar eram batatas e pésimas condições de trabalho. Estes trabalahores não tinham acesso a educação, não sabiam ler e dependiam das classes superiores para receber algum tipo de informação.
d) As condições de trabalho, organização dos trabalhadores, direitos sociais.
R: as pessoas eram submetidas a desumanas jornadas de trabalho de até 16 horas diárias, em locais insalubres, tendo que repetir incessantemente (divisão do trabalho) o mesmo movimento nas máquinas.As condições de trabalho eram precárias, pois os donos visavam o lucro, não se importando com os seus trabalhadores. Direitos sociais quase nulos, o que prevalecia era o capitalismo e o pensamento da igreja.
e) Qual a concepção de infância.
R: Crianças já desenvolviam e ajudavam nas fábricas, aumentando o capital da família, elas não tinham acesso a educação básica e muito menos tempo para brincar e se divertir.
f)Qual a importância do desenvolvimento da sociologia científica nesse contexto, sua proposta.
R: O Desenvolvimento socialista serviu para abrir novos canais, ampliar os pensamentos, a propagação das ideias socialistas enfraquecia a ideia da igreja tradicional e ajudava os oprimidos a pensarem. Criação de sindicatos afim de buscar seus direitos.
g)Qual o papel do Estado.
O Estado tinha como papel criar leis que favoreçam a classe – e incentiva a população, inclusive
...