Filme de Daens, grito de justiça
Tese: Filme de Daens, grito de justiça. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 26/8/2014 • Tese • 217 Palavras (1 Páginas) • 814 Visualizações
filme Daens, um grito de justica
qual posicao da igreja em relacao ao filme?
Nas cenas podemos perceber a missa sendo realizada em latim onde o padre se encontrara de costas aos fieis, e a divisão de classes dentro da igreja, isso demonstra o domínio da igreja conservadora com poder dominante, fazia com que os trabalhadores mantivessem a “ordem sócia”l, e aceitassem viver na pobreza e miséria, segundo a vontade de Deus.
A Igreja Católica condenava a doutrina socialista. Sendo assim, outros membros da Igreja aliados com os donos das indústrias denunciaram Daens ao Papa. O Padre vai ao encontro do Papa Leão XIII, porém o Papa recusa-se a recebê-lo e envia apenas uma carta a ele.
Deans volta a Aalst e incentiva o povo a continuar as lutas. O Bispo como figura da Igreja, pede o afastamento do Padre Deans de suas funções na Igreja Católica. Isso mostra claramente o poder que a Igreja possuía na época, tendo como aliados a burguesia e os empresários das indústrias.
No que tange a influencia da Igreja Católica, podemos perceber que esta rejeitava o socialismo e as suas propostas de transformação social. A Igreja defendia o direito à propriedade privada, acreditando que as soluções iriam surgir das ações combinadas da Igreja, do Estado, dos empregadores e dos empregados.
...