Plano Real
Monografias: Plano Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunomoes • 21/3/2015 • 510 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Plano Real
O objetivo principal do Plano Real era o de conter a inflação que naquele momento estava absurda, além de propiciar um crescimento econômico reduzindo as taxas de juros dinamizando o volume exportações. Foi feito um planejamento bem elaborado para que tudo transcorresse bem e que nada fosse escondido da sociedade, tudo era anunciado de forma antecipada.
A primeira parte do plano foi a criação do PAI (Programa de Ação Imediata) que consistiu em preparar tudo para que o Plano fosse colocado em prática, o objetivo era controlar os gastos do governo, combater a inflação reduzindo o déficit público, combater a sonegação, recuperar a receita, redefinir as funções dos bancos federais e privatizar empresas estatais. Dessa vez não haveria confisco da poupança e nem congelamento de preços, que gerou uma revolta da sociedade em planos anteriores.
A segunda parte do Plano foi a criação da URV (Unidade Real de Valor), em maio de 1994, que visava indexar a economia. Era uma espécie de moeda virtual que servia de base para qualquer transação comercial que a população fazia. Na época em que foi lançada, em 1º de março de 1994, 1 URV valia CR$ 647,50. Foi uma medida que proporcionou uma melhor aceitação da sociedade, assim os valores eram passados em URVs, que no momento do pagamento era convertido em Cruzeiro Novo (moeda da época). Uma forma de fazer com que não houvesse congelamento de preços e nem outras formas de malefícios à sociedade.
A terceira parte do Plano foi a implantação da nova moeda com a Medida Provisória 542 de 30 de junho de 1994, que instituiu o Real como a nova moeda em circulação no país. Todo o programa foi baseado em políticas cambial e monetária, a cambial controlava os meios de pagamento e a monetária regulava as relações comerciais do país com outros países.
Após a implementação do Plano Real o país começa a ver as mudanças acontecerem, o governo aumenta a taxa de juros com o objetivo de conter o consumo exagerado da população, como ocorrera anteriormente no Plano Cruzado. Outra medida foi a valorização do câmbio, uma forma de promover a moeda nacional e aumentar a concorrência interna, dessa forma os preços ficavam mais baratos. Ocorreu também a abertura econômica, que trouxe à falência muitas empresas que não conseguiram concorrer com as grandes empresas internacionais que chegavam ao país naquele momento. O diferencial do Real,foi que ele conseguiu acabar com o aumento do preço dos produtos, e com os congelamentos de preços como já havia se tentado em ocasiões passadas.
O Real transformou-se em uma moeda tão forte que podemos destacar alguns benefícios alcançados pelas indústrias: as importações de matérias primas e máquinas ficaram mais fáceis de ser adquiridas e tinham seus custos reduzidos, os produtos importados chegavam ao Brasil com preços abaixo dos nacionais. o dólar era referência para todos os preços.A sociedade em geral apoiou o plano ,porque a inflação chegou a um nível muito baixo de toda a história,onde os trabalhadores não tinham mais razão para reivindicar aumentos,o brasileiro,passou a comprar mais,reaquecendo e recuperando a economia.
...