Política Social De Atenção à Criança, Adolescente E Idoso
Casos: Política Social De Atenção à Criança, Adolescente E Idoso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiane560 • 19/3/2014 • 4.150 Palavras (17 Páginas) • 1.052 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Pelotas
Ensino à Distância
Serviço Social 6º semestre
Política Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso
Fabiane Costa Machado RA: 2303300529
Maria Zoraide Pacheco RA: 2330392063
Atividade Prática Supervisionada
Relatório Científico
Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Pelotas/RS
2013
Índice
Capa..............................................................................................3
Folha de Rosto..............................................................................4
Folha de Aprovação......................................................................5
Introdução.....................................................................................6
Desenvolvimento...........................................................................7
Idosos e Planos de Saúde...............................................................8
O que fazer.....................................................................................9
Conclusão.....................................................................................10
Referências....................................................................................11
Serviço Social
Fabiane Costa Machado
Maria Zoraide Pacheco
Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Estatuto do Idoso
Idosos e Planos de Saúde
Relatório Científico apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, que visa esclarecer pontos importantes do Estatuto do Idoso.
.
Palavras-Chave: Estatuto, Idoso, Leis, Normas
Fabiane Costa Machado
Maria Zoraide Pacheco
Idosos e Planos de Saúde
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, referente à disciplina de Política de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso.
Profª Mª Edilene Xavier Rocha Garcia
Pelotas/RS
2013
Fabiane Costa Machado
Maria Zoraide Pacheco
Idosos e Planos de Saúde
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, Bacharelado.
Pelotas, 26 de novembro de 2013
Orientadora Presencial: Profª Marcela Duarte
Orientadora à Distância: Profª Mª Edilene
1. Introdução
O papel de cada um na sociedade é muitas vezes delimitado e rodeado de normas, regras e leis a serem cumpridas, pois bem, com tantas normatizações, fica difícil saber quem pode o que e quem não pode. A relevância do presente relatório científico é de informar, esclarecer e desmistificar conceitos sobre essas normas, mais precisamente, das que cercam os idosos.
A procura de respostas para como anda a vida dos mais velhos em nosso país, ouvimos relatos todos os dias via mídia, de como estas pessoas são tratadas e como agem em determinadas situações. Para que as leis vigentes no Estatuto do Idoso possam ser de fato colocadas em prática, é necessária uma transformação em nossa sociedade, uma transformação nas pessoas e na educação.
Traremos então, alguns pontos importantes do Estatuto do Idoso, debatendo-os e esclarecendo aspectos prioritários, pesquisando e lendo a respeito do assunto. Abordaremos problemáticas atuais, importantes e de fácil entendimento, para assim, podermos trabalhar teoricamente encima dessa demanda, usando as normas e regras do Estatuto.
2. Desenvolvimento
O Estatuto do Idoso foi sancionado no ano de 2003, pelo então Presidente da República, sob lei nº 10741, trazendo em seu conteúdo, garantias para os cidadãos com mais de 60 anos, garantias essas na área da saúde, lazer, segurança, transporte, emprego, assistência social, moradia e outros. Porém, não há a necessidade de pesquisarmos mais a fundo se esse Estatuto está sendo de fato respeitado. A mídia nos traz todos os dias reportagens sobre idosos que são abandonados, agredidos, negligenciados, mal tratados e esquecidos por parentes e a sociedade em geral.
Segundo o Estatuto, o idoso tem seus direitos e deveres assim como qualquer outro cidadão, porém, com suas particularidades, tendo o direito de acesso imediato a tais recursos. Alguns pontos são de extrema importância e devem ser relatados aqui, sendo assim, após a leitura do Estatuto, levamos em consideração algumas regras como sendo as mais importantes.
Falando em acesso, podemos iniciar falando da saúde, onde o Estatuto nos mostra quais são os direitos desses idosos no acesso nesse ponto. O idoso tem direito de ser atendido preferencialmente no Sistema Único de Saúde, a distribuição de remédios deve ser de forma gratuita e se tratando de plano privado de saúde, o convênio usado pelo idoso, não pode sofrer alterações em suas mensalidades.
O idoso não
...