Portfolio Individual 2 Semestre
Artigo: Portfolio Individual 2 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juninhosanthiago • 13/5/2014 • 2.582 Palavras (11 Páginas) • 1.261 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASI
CARLOS JORGE MIRANDA DA SILVA JÚNIOR
Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e, Comportamento Organizacional
Jacobina-Ba
2013
CARLOS JORGE MIRANDA DA SILVA JÚNIOR
Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e, Comportamento Organizacional
Trabalho apresentado ao Curso de Administração de empresasl da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e, Comportamento Organizacional
Jacobina-Ba
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é fruto de uma das exigências do Curso de Bacharelado em Administração, oferecido pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – no 1º Semestre, através das disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e, Comportamento Organizacional, onde pode-se adquirir maiores conhecimentos acerca da área da Administração.
Visando alcançar maior conhecimento sobre a abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das teorias da Administração, faz-se necessário desenvolver um breve contexto histórico desta área do conhecimento, buscando ainda trazer algumas elucidações acerca do conceito e origem do termo “Administração”, que por sua vez, é de fundamental importância para o desenvolvimento de empresas de diversos setores, bem como na adequação da prestação de serviços públicos.
Para tanto, é imprescindível que o profissional em Administração esteja apto e conhecedor dos elementos e eficácia da comunicação no desenvolvimento do seu trabalho, uma vez que esta possui quatro funções na organização, tanto de empresas privada, quanto nos setores públicos, sendo eles: o controle, a motivação, a expressão emocional e informacional.
Além disso, pretende-se abordar sobre a relação social homem-espaço, uma vez que, desde os primórdios, para garantir sua sobrevivência, o homem vem transformando o ambiente e, desenvolvendo meios de organização, inclusive econômica, como é o caso do surgimento do capitalismo.
Ainda convém destacar a importância das teorias da motivação, a motivação e sua relação com e o desempenho e o ciclo Motivacional, pois para que a pessoa possa desenvolver de forma produtiva, o seu trabalho, é fundamental que ela se sinta motivada, o que favorece o clima organizacional. Nesse sentido, a administração tem a responsabilidade de criar um clima no qual as pessoas são motivadas a trabalhar de boa vontade e de forma eficaz.
2. A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO
2.1. Abordagem Clássica, Humanista e Comportamental da Administração
Na busca por maior entendimento acerca da abordagem Clássica, Humanista e Comportamental das teorias da Administração, faz-se necessário compreender melhor sobre o conceito e história desta área do conhecimento.
Tendo em vista que a Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar, pode-se perceber que está é a área do conhecimento que, fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tem por objetivo o alcance de maximização de lucros ou adequação da prestação de serviços públicos.
É de extrema importância destacar que a Administração tem seu surgimento marcado, entre os sumérios, ainda na antiguidade. Contudo:
Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja pode ser considerada uma organização mais formal, mais eficiente da civilização Ocidental. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade (OLIVEIRA, 2012).
De acordo com Morais (2010) o termo “Administração” vem do latim “administratione” e é usado para designar o conjunto de atividades voltadas a direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para o alcance de seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental.
Nesse sentido, Drucker (1998) afirma que administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar. Contudo, é necessário que sejam utilizadas e realizados processos ou funções administrativas, entre esse processos, destacam-se o planejamento, organização, direção e controle.
Na visão de Montana e Charnov (2003) administrar está relacionado ao ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
Na teoria Clássica da Administração, Henri Fayol se destaca, pois deu foco à “estrutura”, dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração (POCCC). Fayol pensava a organização dos dirigentes (nível institucional). Além disso, Fayol defendia o princípio da unidade de comando que dizia que cada subordinado só pode ter
...