Presidencialismo E Parlamentarismo
Exames: Presidencialismo E Parlamentarismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: msi108 • 5/5/2013 • 314 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração.
Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.
Escolheria o Parlamentarismo, que sempre esteve presente nas discussões políticas, sendo apontado como alternativa de sistema de governo.
Para que houvesse a mudança ou não do sistema presidencialista para o sistema parlamentar, a primeira coisa que teria que ser feita seria a conscientização da importância do voto, entender todas as conseqüências que uma má escolha pode trazer para o país, enquanto não houver essa conscientização, não poderá haver uma discussão sobre o assunto.
Informar também ás mudanças que deveriam ser efetuadas no sistema político brasileiro para que, por exemplo, o sistema parlamentarista fosse implantado. Acredito que depois de tomadas todas essas providencias seria possível haver um debate no país sobre se deveria ser mantido o sistema presidencialista ou mudar para o parlamentarismo.
O presidencialismo só serve para representar interesses de grupos políticos e econômicos, que se valem da excessiva concentração de poder nas mãos de apenas um homem. Já é hora de termos um sistema de governo parlamentarista, com uma maior distribuição do poder, de forma a equilibrar as forças e permitir através de mecanismos reguladores, a criação do monopólio do poder. Precisamos de gestores comprometidos em construir uma sociedade moderna e civilizada, onde é oferecido ao cidadão uma educação exemplar, que aprimore a capacidade de pesquisa, capacidade crítica e capacidade de decisão, e que forme políticos que realmente representem os interesses da sociedade, e não os seus próprios.
Precisamos de um sistema que nos permita expulsar os políticos que não atendam os anseios da sociedade. A sociedade é que forma o Estado, e o governo deve servir a sociedade, não o contrário. Precisamos demitir e punir os corruptos, os incompetentes, os fichas sujas, os traidores da sociedade, pois os políticos hoje no Brasil quando eleitos perdem totalmente o propósito das suas campanhas.
...