Problema objetivo Direito civil
Ensaio: Problema objetivo Direito civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 78909 • 1/7/2014 • Ensaio • 362 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Questão Objetiva 1
(CEPERJ 2012 ? PROCON RJ) No Direito Civil, podem ser classificadas as obrigações sob ótica diversa. Assim, quanto ao modo de execução, elas podem ser consideradas:
a) de meio
b) instantânea
c) condicional
d) cumulativa
e) modal
Questão Objetiva 2
(TRT 20a. Região ? 2004) No tocante à obrigação natural é correto afirmar que:
a) Há nela elementos ?debitum? e ?obligatio?, segundo a teoria dualista de Brinz do vínculo obrigacional.
b) Se trata de uma consequência dos contratos bilaterais válidos.
c) É sempre nula por ilicitude do objeto.
d) Não encontra previsão no Direito brasileiro.
e) É inexigível, entretanto, depois de validamente cumprida não enseja repetição.
Aula 2
(1) Dever jurídico
(2) Estado de sujeição
(3) Ônus jurídico
(4) Obrigações “stricto sensu”
(1) O dever jurídico
É uma conduta imposta ao agente por força de lei “ex vi legis”. Trata-se de um dever legal a ser cumprido por aquele que se enquadrar no dispositivo legal.
(2) O estado de sujeição
Ocorre quando numa mesma relação obrigacional as partes entre si assumem uma posição de subordinação uma para com a outra a vice-versa e função das posições jurídicas que ora ocupam, ficando a mercê da manifestação da vontade da outra parte no tocante a uma possível desqualificação jurídica, não havendo possibilidade de resistir a pretensão da outra parte.
(3) Ônus jurídico
Vem a ser uma prerrogativa conferida pela lei ao titular de um direito. O seu exercício depende única e exclusivamente do seu titular. Caso não o exercite nenhuma sanção lhe será aplicada, mas tão somente far-se-ão sentir as consequências jurídicas pela não prática do ato.
Obrigações especiais/híbridas
Propter = em função de
Rem= coisa
(1)Propter Rem = em função da coisa
As obrigações “propter rem” se originam da titularidade sobre um direito real. Não necessita de nenhum aspecto volitivo, simplesmente é gerada tendo em vista a submissão da coisa a uma determinada pessoa, daí originando uma prestação.
...