Práticas Administrativas
Dissertações: Práticas Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarleySoares775 • 10/3/2015 • 5.602 Palavras (23 Páginas) • 612 Visualizações
CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO
Administração vem do latim “ad” (direção para) e minister (obediência), ou seja, na origem a temos como uma forma de comandar.
“Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Maximiano, 1997)
A administração trata do desenvolvimento das atividades dentro de uma organização.
A administração não é uma coisa mecânica, que depende de hábitos físicos. Na administração existem os QUATRO processos administrativos: PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz através de pessoas.
Planejar: Significa visualização do futuro, definir os objetivos e metas e traçar o plano de ação para alcançá-los;
Organizar: Significa estruturar os órgãos e cargos da empresa, definir as relações entre eles e definir os métodos de trabalho;
Dirigir: Significa orientar os empregados a realizar as atividades para alcançar os objetivos;
Controlar: Significa verificar se os objetivos estão sendo alcançados e verificar novas possibilidades de trabalho a fim de atingir os objetivos.
Eficiência: utilizar de todos os recursos disponíveis para execução da tarefa
Eficácia: Alcançar os objetivos independentemente da utilização dos recursos
Exercícios de Fixação - 1
1- Explique o conceito de Administração aplicando-o no ambiente de trabalho.
2- O que são processos administrativos e para que são úteis no ambiente de trabalho?
3- Explique as siglas PODC e cite um exemplo a ser aplicado em sua vida pessoal e profissional.
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
Desempenhar as funções administrativas e alcançar vantagem competitiva são os fundamentos do trabalho de um administrador.
É necessário que possuam uma gama de habilidades, ou seja, conhecimentos específicos que resultam de entendimento, informação, prática e aptidão para implementar e executar as funções.
Podemos dividir os administradores em TRADICIONAIS e CONTEMPORÂNEOS.
Tradicional Contemporâneo
Pensa em si próprio como um administrador, um chefe de equipe, ou patrão Pensa em si próprio com um patrocinador ou consultor interno
Segue a cadeia de comando; Lida com qualquer pessoa necessária para que o TRABALHO seja feito
Toma mais decisões sozinho; Convida outras pessoas a ajudar na tomada de decisão
Guarda as informações Divide as informações
Tenta capacitar-se numa DISCIPLINA principal; Tenta capacitar-se em um amplo rol de disciplinas administrativas
Exige longas horas de TRABALHO Exige resultados.
ORGANIZAÇÃO
Organização é qualquer empreendimento estruturado e constituído para um determinado fim, não importando seu ramo de atividade, a sua constituição legal ou sua finalidade.
Exemplos: As Faculdades e Universidades são organizações, O governo é uma organização.
Foi a forma que o homem encontrou de criar um processo aprimorado de produção que atendesse à crescente demanda de bens ao longo dos tempos, visando produzir maior quantidade com o mínimo de esforço possível.
Essa organização resultou na combinação dos três fatores da produção (natureza, trabalho e capital), dando origem às empresas.
EMPRESA
É uma organização constituída por uma ou mais pessoas, com a finalidade de prestar serviços, seja através de produtos ou serviços. Tem como finalidade a obtenção de lucros.
As empresas ficaram bem caracterizadas a partir do século XVIII com a Revolução Industrial, substituindo a produção artesanal (familiar), baseada no trabalho manual, pela produção empresarial, ou seja, com a organização dos fatores de produção (divisão de trabalho).
Essa divisão do trabalho tornou a produção mais eficiente definindo uma única função para cada emprego, gerando rapidez, produção em série e grandes quantidades do produto.
Exemplos: Pizzaria, Padaria, Call Center, Lavanderia, Serviços de entrega.
PESSOA FÍSICA E JURÍDICA
Pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homem ou mulher), desde o nascimento até a morte. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.
Pessoa jurídica é uma organização constituída por uma ou mais pessoas com ou sem finalidade de lucro é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.)
A pessoa física é representada pelo CPF e a pessoa jurídica pode ser representada também (além do CPF) pelo CNPJ.
Exercícios de Fixação - 2
1- Qual a finalidade dos números do RG?
2- Qual a finalidade dos números do CPF?
3- Qual a finalidade dos números do CNPJ?
4- Pesquise e explique o conceito de natureza, trabalho e capital.
5- Atualmente, com a evolução da tecnologia, a mão-de-obra humana está sendo substituída por máquinas, robôs. De que forma essa substituição poderá prejudicar o auxiliar administrativo? Cite um cargo ou atividade para justificar a afirmação acima.
DENOMINAÇÃO
Designação que indica, geralmente, o ramo de atividade da empresa.
Exemplo
...