RESENHA CRÍTICA
Artigo: RESENHA CRÍTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paty12348 • 14/5/2014 • 807 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
Resolução das questões propostas:
01 - O modelo burocrático tem como objetivo básico organizar detalhadamente e dirigir rigidamente as atividades da organização, com a maior eficiência possível. No modelo de organização burocrática, os principais interesses são voltados à própria empresa e depois aos clientes, os funcionários obedecem a uma hierarquia e o modelo de gestão é centralizado, onde os funcionários e colaboradores não possuem livre escolha na tomada de decisões. No texto em estudo podemos observar que empresas com a IBM diferenciam suas atividades por serem organizações que seguem um modelo de gestão descentralizado, onde adotam uma postura mais flexível, dando aos seus colaboradores temporários, maior poder de decisões, de forma que o cliente seja o foco principal, esse tipo de empresa busca constantemente se adequar ao mercado, oferecendo assim, aquilo que o cliente busca com mais rapidez e a um custo mais barato. A organização burocrática está irremediavelmente fora de sintonia com a realidade contemporânea. Não se adéqua esse arranjo ao momento que vivemos em que se pede aos empregados que considerem o todo organizacional, que sejam inovadores, que se preocupem em satisfazer os clientes, que tenham iniciativa própria, que priorizem o trabalho integrado em equipes e que não se limitem ao cumprimento de ordens. Daí, a necessidade de buscarmos arranjos organizacionais alternativos.
02 - A empresa GOOGLE é um site empresarial que dispõe de ferramentas de buscas, de localização e de finanças. Já o FACEBOOK é uma empresa caracterizada como rede social, utilizada para contatos com outras pessoas, diversão e divulgação. Os líderes dessas empresas querem que seus empregados "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos utilizados por elas atraem talentos, pois acreditam que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos. Enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear, essas empresas permitem que seus empregados determinem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boa vontade e orientação. Elas apresentam um modelo de gestão flexível, com horários ajustáveis, bônus, entre outras vantagens.
Segundo Chiavenato (2004, p.12), “De certo modo todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um naipe de alternativas adequadas para a situação”.
Podemos observar que os modelos de gestão dessas empresas, são totalmente diferentes dos modelos clássicos, onde as empresa costumavam adotar horários estabelecidos, salários fixos, hierarquia rígida e organização centralizada, onde a busca era apenas por lucros e resultados, não havendo a valorização do funcionário.
3 - O recurso argumentativo utilizado nos itens foi o de dados de realidade, que consiste na utilização de fatos e acontecimentos, no caso dos itens “a, b, c”, o recurso argumentativo foi o de provas concretas, que apresenta dados estatísticos e informações importantes que embasem o argumento do autor. Nos itens “d, e”, o recurso
...