Reflexão no Plano Marshall
Trabalho acadêmico: Reflexão no Plano Marshall. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubera87 • 20/11/2014 • Trabalho acadêmico • 5.504 Palavras (23 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ
O PLANO MARSHALL
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas – APS
UNIP
2013
SUMÁRIO
I - INTRODUÇÃO 4
II - CONTEXTUALIZAÇÃO 4
2.1.1. Resumo da 2ª Guerra Mundial 4
2.1.2. Breve Histórico dos Acontecimentos da Segunda Guerra 5
2.1.3. Fim da Segunda Guerra Mundial 6
2.2. O Plano Marshall 7
2.2.1. Dólares Para a Reconstrução da Alemanha 10
2.2.2. As Respostas da URSS 12
2.2.3. Portugal e o Plano Marshall 13
III - OBJETIVO 17
IV - RESULTADOS 19
V - CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
VI - FIGURAS 22
VII - REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 25
I – INTRODUÇÃO
Este estudo apresenta uma reflexão sobre o Plano Marshall. O objetivo deste trabalho é trazer maiores informações sobre o que foi esse Plano, como ele surgiu, o que motivou sua criação dentre outras informações, a partir de um estudo monográfico.
II – CONTEXTUALIZAÇÃO
2.1.1. Resumo da 2ª Guerra Mundial
Entre 1º de setembro de 1939 e 2 de setembro de 1945, o mundo viveu o maior confronto da história da humanidade.
De um lado, um bloco de países regidos por lideres totalitários tentava conquistar o planeta através da força, criando uma tirania global. Do outro, as potencias democráticas – com ajuda decisiva da URSS comunista – lutavam para defender a soberania de sua aliança, detendo a marcha do nazi-fascismo.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os prejuízos aos países do continente Europeu foram enormes.
Sendo o maior palco dos conflitos, o Velho Mundo fez parte de números inimagináveis, com as estruturas sociais, políticas e econômicas profundamente abaladas.
A Segunda Guerra Mundial foi influenciada por diversos fatores, tendo seu início na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos motivos mais importantes que influenciou esta grande guerra, foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com objetivos militaristas e expansionistas. (PHILIPPE, 2010)
Surge o Nazismo na Alemanha.
“Liderada por Adolf Hitler com o objetivo de expandir o território Alemão, descumprindo o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra Mundial.’ (PHILIPPE, 2010)
Na Itália crescia o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, se tornando o Duce da Itália com poderes sem limites.
Tanto a Alemanha, quanto a Itália passavam por uma crise econômica no início de 1930, com milhões de seus cidadãos desempregados. Uma das soluções encontradas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente a de armamentos e equipamentos bélicos (navios, tanques, aviões de guerra, etc.). (PHILIPPE, 2010)
Já na Ásia, o Japão também visava a expansão de seus domínios territoriais. Tendo os mesmos objetivos, estes três países se uniram e formaram o Eixo, um acordo com características militares de peso e planos de conquistas elaborados em comum.
2.1.2. Breve Histórico dos Acontecimentos da Segunda Guerra
O início da Guerra ocorre no ano de 1939, quando a Polônia é invadida pelo exército alemão. Com isso, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
Haviam duas alianças militares existentes na época que eram: a dos Aliados (Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e a do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). No período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, liderada pelas forças armadas da Alemanha, com a conquista do Norte da França, Polônia, Iugoslávia, Noruega, Ucrânia e territórios do norte da África. (PHILIPPE, 2010)
A Itália conquista a Albânia e territórios da Líbia, enquanto o Japão anexou a Manchúria.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Habor no Oceano Pacífico (Havaí). Os norte-americanos tiveram este fato como uma traição e os Estados Unidos entram em conflito ao lado das forças aliadas. De 1941 a 1945 começaram as derrotas do Eixo, iniciada com as perdas sofridas pelos alemães durante o rigoroso inverno russo. Ocorre então, neste período uma regressão das forças do Eixo que sofrem diversas derrotas consecutivas. Com a união dos Estados Unidos, os Aliados se fortaleceram nas frentes de batalhas. (PHILIPPE, 2010)
Há uma participação do Brasil de forma direta, com o envio para a Itália (região de Monte Cassino), os praças da FEB (Força Extraordinária Brasileira). Cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
2.1.3. Fim da Segunda Guerra Mundial
Em 1945, este importante e triste conflito chega a seu fim com a rendição da Alemanha e da Itália.
O Japão foi o último país a assinar o tratado de rendição, mas antes disso ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, com bombardeios atômicos sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nas cidades. (PHILIPPE, 2010)
Os prejuízos foram enormes para os países derrotados principalmente.
Milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo
...