TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.834 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

CATETINHO 15:07

os exercitos tava armando barracas de lona para o presidente JK, só que um grupo de amigos do presidente estavam reunidos em um hotel no Rio de Janeiro e chegaram a um consenso de que o presidente não poderia ficar em barracas de lona, levantaram um finaciamento, compraram o material, requisitaram um projeto do niemeyer e a primeira construção de Brasília (o catetinho) foi feita em um tempo muito rápido, uma parte do material veio de araxá, porque era um dos pontos mais próximos para se comprar material. Entender o aspecto desbravador, é um dos poucos lugares em que restou a mata original da época. O catetinho foi feito especialmente para receber o JK, que era um figura importante, e antes do catetinho aquele lugar era todo coberto por mato, foi onde teve o primeiro banho quente, montaram uma engenhoca que proporcionou esse banho quente.  

vegetação do catetinho: quando brasilia começou a ser aberta, foi aberta em cima de uma área despovoada, a coisa mais próxima daquele lugar era a fazenda de gama, por isso que uma das cidades satelites chama gama, é uma fazendola, um casebre (ocupação humana mais proxima). Área totalmente desabitada, selvagem e onde foi construida a capital do país. A água tinha que ser pegada no riacho e levada até o catetinho. uma das primeiras contruções do empreendimento de brasilia foi a barragem do paranoá, foi construida para formar o lago paranoá, para possibilitar a diminuição do gradiente de temperatura, para aumentar a umidade relativa e desse uma diminuida na temparatura ambiente, reserva agua pro consumo d apopulação e gerar energia para mover a cidade, para cobrir a energia necessaria para aconstrução de brasilia, foi constuida muito rapido. foi construida uma cidade para 500 mil pessoa sno periodo de 4 anos, do zero, do nada. toda a maquina que foi colocada em movimento, significava para um brasil de 67 anos atrás, uma maquina que o país não tinha. o brasil ja tinha cidades planejadas (goiania, bh). a diferença é a dimensão de brasilia e o que ela representava no contexto historico, o brasil tava vivendo um periodo pos segunda guerra, um periodo esquesito na economia, brasil foi timido na sua politica internacional, a emergencia veio nos anos 50 no periodo jk. porem depois foi um periodo bem positivo da historia brasileira. tinhamos tudo para alavancar, porem os politicos não aprenderam nada da shitorias do brasil. a construção de brasilia foi a meta sintese de todo programa de metas do jk, um programa que era desenvolvimentista, que traz um peso na economia, traz uma politica inflacionaria, você começa a colocar mais dinheiro na economia, as pessoas tem mais dinheiro para comprar, lei da oferta e da procura, e aí os preços sobem. Tem que usar mecanismos economicos para controlar a inflação. Tem custos politicos.  

Temos aqui uma iniciativa de fazer o país dar um passo, um desafio colossal, tava apostando em um modelo de urbanização totalmente diferente do que era conhecido, Brasília é nova, o modelo arquitetonico é novo também (modernista). em brasilia tudo era novidade, existia um projeto geopolitico, toda essa motivação era para fazer um país diferente, para romper com tudo já existente no Brasil, romper com o modelo portugues, espanico, frances, sem arquitetura do café, e do leite. Uma reorganização do espaço perante uma nova concepçã ideologica. Pensar a possibilidade de construir algo novo, que não era Bfasilia, e sim o país. Por mais utopico que seja, tudo que existiu em brasilia foi testado antes. o modelo das super quadros foram testados no rio de janeiro, a concepção geral era nova. Tirar a capital do rj, que não foi retirada pacificadamente, que teve uma oposição de varios segmentos e vieram pro meio do nada. o itamaraty só veio pra brasilia em 1971, 11 anos depois da fundação da capital, só aí que as chancelarias e embaixadas vieram. Não foi por falta de espaço, foi pela resistência. O impacto da construção de brasília foi enorme. Tem áreas em Brasilia de extrema pobreza e violência. Brasilia é muito sintese do Brasil, encontramos o gaucho, o nordestino, todas as influencias se encontram em Brasilia, as maiores riquezas, como as maiores pobrezas, maiores bandidos, mas também muita gente boa. O pais não para pois tem muito funcionario competente em Brasilia, mas existe na nação essa coisa da corrupção que esta disseminada na sociedade. A nova geração tem que construir uma nova cultura para esse país, temos que nos negar as propinas, as negatividades e corrupções, a corrupção começa em pequenos atos.  Depois que você entra no sistema, você não sai. A geração passada foi falha, e é a nova geração que pode mudar essa cultura. O grande problema do Brasil é achar que não tem problema.  

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SUPER QUADRAS SQS 308

Na concepção do projeto foi aberta uma concorrencia internacional para apresentar projetos, nos quais a maior parte trazia influencia da arquitetura modernista. O grande idealizador do projeto urbanistico de brasilia é o lucio costa, que desenha a cidade, o niemeyr é as intervensões arquitetonicas, os predios. O lucio costa fez o parque laje, que é um ensaio da super quadra, existe uma concepção ideologica por tras da super quadras, ta relacionada a construção da nova sociedade, a tradição arquitetonica brasileira é a portuguesa, as cidades portuguesas são dispostas em tabuleiros de chadrez, as espanicas também, que é o mais encontrado no mundo, as casas estão na rua e o quintal no fundo da casa, gealmente as casas portuguesas não possuem jardins, a casa é direto na rua, a porta na rua, isso era a velha ordem, a nova ordem pediu uma nova construção, um novo modelo mental de cidade, é que você não tem  quintal nem jardim, a casa se encontra no quintal e no jardim, que é a super quadra, o quintal e o jardim não são mais privados e sim publicos, a casa esta no espaço publico. Os espaços de circulação também são publicos, podendo atravessar em baixo do predio. Essa era a concepção do plano piloto. A ideia do ponto de vista da socialização é bem legal, as super quadras são pensadas enquanto unidades basicamente autosuficientes, com presença de escola para os filhos de todos que moram ali, tem o clube da vizinhança, onde todo mundo que mora na super quadra socializa, os espaços comerciais atende a todo mundo, brasilia é pra quem não tem carro, pois tudo é perto, deslocar de carro somente para sair da cidade, a ideia era de construir um espaços blico realmente publicos e compartilhados.  transito de veiculos é interno para nao prejudicar pedestres. ideia era de aproximar as pessoas, uma mobilização, que fazia parte da geografia politica de brasília. Brasilia queria romper com o brasil antigo, construir um "novo país".  Existia uma ideia de aproximação das pessoas. Não é a cidade que faz a sociedade, é a sociedade que faz a cidade. Os predios são mais baixos, porque a altura seria o suficiente para a mae chamar o filho no jardim. A emoção em cima do racional (o reto). Essa super quadra foi a que mais manteve o projeto original.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com