Resenha Crítica: Tempos Modernos
Por: Luís Oliveira • 9/7/2017 • Resenha • 632 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
Tempos Modernos
O filme ‘ Tempos Moderno’ lançado no ano de 1936, dos gêneros comédia e drama, produzido nos Estados Unidos e dirigido por Charles Chaplin. Charles Chaplin foi uma personalidade ícone do cinema mudo, se destacando como ator, escritor, roteirista, produtor, cineasta, humorista, além de outras áreas, sendo bastante reconhecido por seus filmes, dentre eles, ‘O Imigrante’(1917), ‘Em busca do Ouro’(1925) considerado como um dos melhores pelo próprio, que recebeu duas indicações ao Oscar em 1943, ‘Luzes na Cidade’(1931), ‘Tempos Modernos’(1936), ‘O Grande ditador’ (1940) e ‘ Um Rei em Nova York’ (1957).
O filme retrata as de forma cômica o mundo do trabalho durante após a Revolução Industrial através da história de um operário e uma jovem. Carlitos é operário em de uma fábrica, desempenhando uma função repetitiva de apertar parafusos, de tanto realizar essa tarefa, acaba desenvolvendo um colapso nervoso de estresse, que faz com que ele passe a apertar tudo que encontra pela frente. Por esse motivo é despedido e internado em um hospital e após um período de tempo internado, recebe alta e sai recuperado.
Assim que sai do local ele encontra um ambiente diferente, com varias fábrica fechadas e muito desemprego. Passeando pela rua se depara com um pano vermelho que cai e de um carro e fica acenando na tentativa de devolvê-lo ao motorista, entretanto, aparece um grupo enorme de manifestantes que transitavam pelo local e por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente por acenar com um pano vermelho, em frente a manifestação que ocorria. Depois um tempo na cadeia, Carlitos é solto pela em forma de agradecimento por ajudar na prisão de detentos que tentava fugir.
Nesse cenário, aparece a jovem, que rouba alimentos para sobreviver, visto que é órfã de mãe, tem duas irmãs menores e seu pai foi um dos que perdeu o emprego. Em seguida o pai morre em uma manifestação de desempregados e as três são encaminhadas a justiça, as menores são internadas em um orfanato e para não ter o mesmo destino a mais velha foge e torna a roubar comida. É numa das ocorrências que ela conhece o operário, depois de roubar um pão, a policia vai prendê-la, mas Carlitos assume a culpa, entretanto a policia o solta, pois logo descobre que a moça é a culpada. Então ele arruma uma forma de ser preso também, sendo colocado no mesmo camburão que a jovem. Depois de um acidente os dois fogem e passam a morar juntos.
O operário vai em busca de emprego e consegue um de segurança em uma grande loja de departamentos, mas rapidamente é despedido pois em sua primeira noite ocorre um assalto e ele é pego dormindo em serviço. Passado isto, ele consegue um emprego em uma fabrica, consertando máquinas e ocorre uma nova greve onde Carlitos é preso por desacato à autoridade. Posteriormente ele é liberado e a jovem estava a sua espera e o leva para uma nova casa. Então ela consegue um emprego como dançarina para si e de garçom e cantor para Carlitos. Ambos são um sucesso, até que a policia aparece no local com ordem de prender a jovem em um orfanato. Nesse cenário os dois fogem em busca de um recomeço.
No filme ‘Tempos Modernos’, Chaplin de forma engraçada estabelece uma critica pesada aos modelos de produção, especialmente ao fordismo-taylorismo, que desconsidera os elementos humanos na mecanização do trabalho, transformando o homem uma peça e tornando-o alienado. Nessa perspectiva percebe-se claramente que essa realidade continua até os dias de hoje, apesar das melhorias com as conquistas de direitos para os trabalhadores ainda existe a visão de que o empregado é apenas um objeto engolido pelo poder do capital e essa sociedade capitalista que explora para alimentar todo conforto e diversão das classes que mais possuem.
...