Revisão Geopolitica
Casos: Revisão Geopolitica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosconexao • 14/10/2014 • 702 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
REVISÃO GEOPOLÍTICA NP2 – 22.05.14
1 – Explique a tese de Humtington que afirma que os choques culturais são os novos paradigmas da geopolítica. Cite exemplos atuais.
Humtington afirma que os conflitos do mundo pós-guerra fria, não serão essencialmente ideológicos (socialismo x capitalismo), e nem econômicos, mas sim de ordem cultural, onde as nações e grupos de inúmeras civilizações dominarão as políticas globais com os conflitos. Exemplo: No Iraque, as divergências estão ligadas às questões religiosas, econômicas, territoriais e étnicas. O país é protagonista de confrontos com o Irã e o Kuwait, além da divergência eterna com os Estados Unidos.
2 – Baseado nas ideias de Humtington explique o conceito de civilização.
Ele a define como a identidade cultural mais ampla de um povo. São pessoas que fazem parte de um mesmo continente, mesmo com os fatores como religião, costumes, entre outros, diferentes entre si, estão dispostas a se unir contra os que tentam se juntar contra elas, chegando a limites mais extremos. Para Humtington existiria somente a espécie humana.
3 – Interprete a frase “por cultura é que se morre”.
Na nova geopolítica os conflitos não serão mais, apenas por recursos e territórios, serão agora por questões culturais onde uma nação irá tentar impor seus costumes em outro Estado. Em contrapartida o Estado vai lutar para manter suas crenças, sua religião e cultura que estão enraizados na vida do povo desse Estado.
4 – Explique como fatores culturais são utilizados como estratégias empresariais na atualidade. Cite exemplos.
As empresas utilizam os fatores culturais como as crenças e sua fé para adequar seus produtos à cultura de uma região onde serão vendidos. Como exemplo disso temos a empesa Nike que adaptou suas roupas para as mulheres mulçumanas.
5 – Em que consiste o BRICS?
Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes. Consiste em diminuir a pobreza em seus respectivos países e na ascensão social de suas populações e objetivos comuns. No jogo da globalização, os países do BRICS tem hoje um grande poder em negociações, já que hoje, respondem por 19% do PIB mundial e cerca de 42% da população mundial. De acordo com economistas, o BRICS foi responsáveil por 55% do crescimento global nos últimos três anos.
6 – Com base no texto “emergentes e inovadores”, explique o papel fundamental da inovação para o desenvolvimento de um país, baseado no conceito de Schumpeter.
De acordo com Schumpeter, a inovação é o processo de criação do novo e destruição do que é velho. De acordo com o texto, países emergentes, principalmente China e Índia investem muito em educação, reforçando o conceito de que a educação gera o conhecimento, que gera tecnologia que gera riqueza. O mundo nos mostra que não existe nação rica que não tenha como prioridade a educação. A inovação é a consequência do conhecimento.
7 – Explique o conceito do fim da história de Fukuiama.
A vitória do capitalismo sobre o socialismo,
...