Socioeconomia E Geopolítica
Artigo: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samu076 • 11/8/2014 • 861 Palavras (4 Páginas) • 755 Visualizações
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
A Inglaterra era o berço da hegemonia do capitalismo por diversos fatores tais como, sua localização e riquezas naturais. Posteriormente, porém, com a primeira guerra mundial os países europeus estavam arruinados e os Estado Unidos em ápice econômico. Outra influencia essa mudança de rumo, foi a criação de meios de produção como o Taylorismo e Fordismo. Taylorismo tinha como responsabilidade a especificação do trabalho com o menor tempo possível e o Fordismo ,a linha de montagem para consumo em massa. Assim, as principais dimensões que auxiliaram na queda da Inglaterra e promoção dos Estados Unidos foram o final da grande guerra e a inclusão dos meios.A ascensão dos Estados Unidos aumentou no final da Segunda Guerra,com o Plano Marshall, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia,quando os EUA financiaram a reconstrução dos abalos da guerra.
2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
A ONU patrocina a campanha “Os oito objetivos do milênio (ODM)” pela qual 189 nações se comprometeram em, até 2015, atingir as metas propostas. Aqui se encontra uma exposição de dados do Brasil e Bangladesh sobre os oito objetivos do milênio retirados dos sites responsáveis por exibir os resultados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de cada país.
O primeiro objetivo é “acabar com a fome e a misera”: O Brasil reduziu drasticamente seu índice de extrema pobreza, de 25,6% em 1990 para 4,8% em 2008. Já Bangladesh vem tendo uma queda em seus números que foram de 70,2% em 1990/91 para 43,3% em 2010.
O segundo objetivo é “educação básica de qualidade para todos”. Segundo o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos oito objetivos do milênio, em 2008 o Brasil tinha 94,9% da população de 7 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, enquanto em Bangladesh em 1990/91 era 60,5% em 2011 subiu 98,7%.
O terceiro objetivo é “igualdade entre os sexos e valorização da mulher.” Em 2008 o Brasil tinha 57,6% das mulheres economicamente ativas as quais conquistaram 11,6% do total de assentos das assembleias legislativas em 2010. Já em Bangladesh 20% dos assentos parlamentares foram ocupados pelo sexo feminino, superando o Brasil.
O quarto objetivo é “reduzir a mortalidade na infantil”. O Brasil conseguiu reduzir seu índice mais que pela metade, foi de 47,1 mortes por mil nascidos vivos em 1990 para 19 em mil nascimentos
...