Socioeconomia E Geopolítica
Ensaios: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cahoffmann • 23/2/2015 • 609 Palavras (3 Páginas) • 295 Visualizações
1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
A passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América ocorreu entre o período de esgotamento da primeira revolução industrial e a duração da segunda. Neste período, as principais dimensões que levaram a tal acontecimento foram as consequências inglesas da primeira Guerra Mundial, como o alto índice de mortos e feridos, desorganização nacional, problemas nos setores agrícolas e industrias fazendo o país sofrer dependência econômica e instabilidade política; e, também, a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção americanas, as quais levaram a um grande aumento de lucros na economia dos EUA.
2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Brasil:
O Brasil avançou muito em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e pavimentou o caminho para cumprir as metas até 2015. O desempenho brasileiro só foi possível em função da participação social e de uma série de políticas públicas colocadas em curso nos últimos anos que trouxeram impactos positivos sobre os ODM. Há bons indicadores, mas há muitos desafios a serem vencidos. Para cada um dos Objetivos existem políticas públicas que vêm aproximando o Brasil do cumprimento das metas. Em algumas áreas o país tem que avançar. Em outras, os indicadores positivos já são realidade. Do ano 2000 até os dias atuais a situação histórico-temporal mudou bastante, tanto no cenário da economia quanto nos investimentos culturais e sociais. A situação econômica encontrou mudanças no contexto de ampliação das exportações e sua reprimarização, e nas revoluções culturais e sociais a partir dos aumentos de investimento nesse setores, como a instalação de programas do governo a favor do estudo e contra a fome, como o bolsa família por exemplo.
Países Africanos:
A África teve menos progresso em relação aos objetivos e só 3 mil milhões dos 25 mil milhões de dólares que os países do G8 se comprometeram a disponibilizar ao continente até 2010 chegaram aos países indicados. Cabo Verde e Etiópia são os dois únicos países africanos que devem atingir as metas de redução da pobreza. O desempenho de Angola e da República Centro-Africana também foram elogiados no estudo, com aceleração em 90% dos indicadores avaliados (20 em ambos os casos). Apesar de a maioria de seus países
...