Socioeconomia E Geopolítica
Pesquisas Acadêmicas: Socioeconomia E Geopolítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pereira.isabella • 20/3/2015 • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 1.870 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Direito
Professor: Valdir L. Schwengber
Nome do estudante: Eduardo Flores de Morais
Data: 11/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Resposta:
A primeira Revolução industrial é originaria na Inglaterra, do século XVIII e XIX, maturando plenamente entre 1820 e 1830, tornando este país o berço e centro hegemônico do capitalismo. Ela ocorreu na Inglaterra por fatores importantíssimos. A Inglaterra por ser um país insular não ficou devastada por causa das guerras. Os recursos naturais (Havia grandes jazidas de carvão e ferro) também foram essências para que a industrialização avançasse. Houve uma segunda revolução industrial, ela ocorreu com o esgotamento da primeira e começou por volta de 1870. É esta segunda revolução industrial que está por trás de todo desenvolvimento técnico, cientifico e de trabalho que ocorre nos anos da Primeira e, principalmente da Segunda Guerra Mundial. A tecnologia característica deste período é o aço, a metalurgia, a eletricidade, a eletromecânica, o petróleo e dentre outras. A eletricidade e o petróleo são as principais fontes de energia. Os motivos da queda da Inglaterra e a ascensão dos EUA foi o Fordismo, o Taylorismo e o plano Marshall. O Fordismo e o Taylorismo são técnicas de produção que visavam a racionalização extrema da produção e consequentemente a maximização da produção e do lucro. E as mesmas ajudaram na passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América. O plano Marshall foi um plano econômico cujo objetivo principal era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. Com o final da segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos, dentre eles a Inglaterra e era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. E como a guerra não foi nos Estados Unidos, e sim na Europa, os EUA tiveram grande vantagem nesse ponto, pois, seu país não ficou devastado pela guerra. Essa ajuda foi feita principalmente, através de empréstimos financeiros. O plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
Resposta:
O projeto Objetivo do Milênio foi aprovado pela Assembleia do Milênio em setembro de 2000, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas). Tal projeto entende que o mundo é provido de recursos capazes para promover a erradicação da pobreza. As metas deste projeto deverão ser cumpridos até 2015. Os objetivos são: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Oferecer educação básica de qualidade para todos; 3) Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a Aids, a malária e outras doenças; 7) Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
México:
Quanto ao ODM nº 1, o México conseguiu reduzir a quantidade de pessoas que estavam em situação de extrema pobreza (em 1988, 14,2% das crianças
...