Teoria Geral Da Administração
Tese: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beijarflor • 29/10/2013 • Tese • 2.025 Palavras (9 Páginas) • 216 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Abordaremos ao longo deste os conceitos principais da Administração; seus princípios, valores e principais variáveis, descobrindo a administração desde a época antecessora a Cristo, acompanhando as modificações de cada período chegando assim a Administração cientifica dos dias atuais. Com o objetivo de mostrar a revolução dentro da Administração, para que possamos desenvolver ideias para resolver problemas e administrar de forma mais eficaz.
2. ETAPA 1: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.
Atividade realiza para que se conheça o significado da palavra administração, sua importância e sua história, que evoluiu no decorrer dos séculos até se tornar o que vivenciamos hoje.
2.1 Pesquisa realizada no PLT sobre a TGA
O termo administração significa dirigir, gerenciar. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Pode se dizer também que é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administras.
Suas principais variáveis são:
• Administração Clássica ( Fayol ): Caracteriza – se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
• Administração Cientifica ( Taylor ): O foco é no homem, era estudar o trabalho dos operários, eliminar ou reduzir os movimentos desnecessários e aperfeiçoar e agilizar movimentos uteis.
• Administração Burocrática (Weber): Com ênfase na estrutura organizacional , criando princípios fundamentais como; formalização, divisão de tarefas, hierarquia, impessoalidade e competência técnica, dentre outros.
As principais escolas administrativas que surgiram ao longo do tempo foram:
- 3000 a. C., Mesopotâmia: Civilização suméria. Escritura de operações comerciais.Primeiros dirigentes e funcionários administrativos.
- Século XXVI a. C., Egito: Construção de Grande pirâmide. Evidencias de planejamento, organização e controle sofisticado.
- Século VIII a. C., Roma: Os embriões de muitas instituições administrativas dos séculos seguintes são criados nesse período.
- Século V a. C., Grécia: Democracia, ética, qualidade, e métodos científicos.
- Século IV a. C., China: Sun Tzu, estratégia e comportamento gerencial.
- Século III a. C., Roma: Principio de organização e gestão de pessoas, influenciando outros tipos de organização.
- Século XV Gênova: Obras completas de aritmética, geometria, proporções e proporcionalidades.
- Século XVI, Veneza: Contabilidade de custos, numeração de peças inventariadas, peças padronizadas e intercambiáveis e técnicas de administração de suprimentos
- Século XVI, Florença: Maquiavel publica O príncipe, um tratado sobre a arte de governar, enunciando as qualidades do dirigente.
- Meados do Século XVIII, Inglaterra: Inicio da Revolução Industrial.
- Final do Século XIX, Alemanha: Psicologia aplicada à administração por Hugo Munsterberg.
- 1881, Estados Unidos: Joseph Wharton funda a primeira escola de administração.
- Final do Século XIX, Estados Unidos: Inicio do movimento da administração cientifica.
- Década de 1910, Estados Unidos: Linha de montagem móvel, Henry Ford.
- Década de 1910, Alemanha: Max Weber desenvolve seus estudos sobre a burocracia.
- 1916, Franca: Fayol publica administração geral e industrial.
- Década de 1920, Estados Unidos: Grandes estruturas organizacionais criados pelo Pierre Du Pont e Alfred Sloan; controle estatístico da qualidade e inicio do movimento das relações humanas.
- Década de 1950, Japão: Sistema Toyota.
- 1969, Estados Unidos: fundação do Project Management Institute (PMI)
- Década de 1980, Estados Unidos: Movimento da reengenharia de seis sigmas.
2.2 Resposta referente à pergunta: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?
Com tudo que é vivido hoje é possível dizer que vivemos sim uma revolução, mas não uma revolução industrial, e sim uma revolução tecnológica, a revolução da informação, pois com o crescimento dos meios de comunicação existentes em todo o mundo e com a disponibilização dos mesmos para todas as classes existentes, desde a mais baixa até as mais altas, é possível levar e trazer a informação de lugares inimagináveis com o simples apertar de um botão. A informação e o conhecimento tem se tornado algo fácil de ser adquirido, podendo ser acessado e buscado de qualquer lugar do mundo e podendo assim também ser transmitido a milhares de pessoas que se vem na necessidade de saber sobre a informação em questão.
3. ETAPA 2: Escola Clássica Taylor, Ford. Escola Clássica Fayol. Escola Clássica Weber. Evolução da escola Clássica.
Atividade realizada para que conheça o movimento da administração cientifica, seus princípios e fundamentos, e os principais nomes que fizeram história na administração; conhecera teoria da burocracia e as ideias desenvolvidas para administrar grandes empresas desde o século XX até sua evolução no século XIX.
3.1 Relatório referente ao filme Tempos Modernos.
Produzido na década de 1930, logo após a grande crise de 1929 dos Estados Unidos e rodeado por movimentos trabalhistas buscando a tão falada revolução industrial que viria para transformar o trabalho em emprego. O filme Tempos Modernos traz uma análise crítica não só do estresse vivido na empresa, que ocorre até os dias atuais, mas também as condições de trabalho e o desgaste que tudo
...