Teoria Geral De Administração
Seminário: Teoria Geral De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatinha84 • 25/11/2013 • Seminário • 378 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes
Linear: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor. A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de faze tudo e saber tudo (monopólio das comunicações).Funcional Nesse estágio as funções são todas divididas por etapas, onde são fragmentados processos de trabalho. Trata-se de um trabalho individual e voltado a tarefas linha-staff O tipo de organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens
Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são:
• Mantém o poder e o prestígio das funções principais Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.
Entre elas podemos dizer:
9 A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula.
9 Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita
9 O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado. • Cria eficiência através dos princípios da especialização.
• Centraliza a perícia da organização .
1• Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração.
• Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas.
• Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos.
9 A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à
organização em tamanho e amplitude.
9 Muita especialização do trabalho.
O ambiente geral é o nível de um ambiente externo à organização composto de componentes que normalmente têm amplo escopo e pouca aplicação imediata para administrar uma organização. O ambiente geral se divide em: O componente econômico do ambiente geral indica como os recursos são distribuidos e usados dentro do ambiente. O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe. É importante que os administradores lembrem-se de que, embora as mudanças nos atributos de uma sociedade possam ocorrer lenta ou rapidamente, inevitavelmente elas ocorrerãoO componente político do ambiente geral compreende os elementos que estão relacionados à obrigação governamentaO componente legal do ambiente geral consiste da legislação aprovada. Este componente descreve regras ou leis que todos os membros da sociedade devem seguir. O componente tecnológico do ambiente geral inclui novas abordagens para a produção de mercadorias e serviços: novos procedimentos e equipamentos.
...