Trablho De Porra
Trabalho Universitário: Trablho De Porra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cf3323 • 12/3/2015 • 715 Palavras (3 Páginas) • 337 Visualizações
Educação Inclusiva no sistema regular de Ensino: o Caso do Município do Rio de Janeiro
Elaborado por:
Cristina Nacif Alves
Relatório em formato PDF
Apresentação
O presente estudo foi levado a efeito a convite do Banco Mundial, com o objetivo de proceder à identificação de concepções e características gerais que vêm orientando a organização da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro e de indicar possibilidades de ação e de suporte teórico capazes de ancorar o pressuposto de que o sujeito portador de deficiência tem direito à educação escolar com a qualidade que garanta o seu pleno desenvolvimento.
O Caminho Teórico-metodológico
O Banco Mundial, ao solicitar a realização dessa pesquisa sobre a situação da Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro, tinha como preocupação a escolha de um aporte metodológico que se mostrasse adequado à escassez de tempo e, ainda, que se inscrevesse no rol das abordagens qualitativas. Ou seja, precisava-se escolher um caminho metodológico capaz de abarcar os limites de tempo e a complexidade de questões consideradas importantes nos campos político, ideológico e técnico em que a Educação Especial se encontra imersa.
Optou-se por realizar um estudo de natureza exploratória, uma vez que sua principal característica é proporcionar “pistas” para um exame teórico consistente e permitir o levantamento de hipóteses de trabalho a serem enfrentadas em estudos posteriores.
A escolha de uma metodologia encontra-se ligada a uma dada concepção teórica. No nosso caso, os princípios que vão ancorar o estudo denomina-se abordagem qualitativa.
A expressão abordagem qualitativa se faz presente, no contexto desse Estudo Exploratório, com o objetivo de demarcar a importância da pesquisa não estar vinculada à identificação de fatos supostamente neutros a serem coletados, mas referida a valores, opiniões e concepções teóricas que informam a configuração da Educação Especial no Município do Rio de Janeiro.
Para tal, os procedimentos técnicos adotados no curso do trabalho estão de acordo com a perspectiva qualitativa e incluíram:
1. a realização de entrevistas – com membros da equipe administrativa e com professores;
2. a análise de fontes documentais – tais como:
3. o relato de experiências – de impactos para a inclusão dos alunos portadores de deficiências.
Breve Histórico da Educação Especial no Município do Rio de Janeiro após a criação do Instituto Helena Antipoff
A Educação Especial tem seu início no Município do Rio de Janeiro em 1959, quando a Lei 953 é decretada, vinculando a atenção ao excepcional[1] à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Assessoria de Educação Especial. Quando, então, Equipes Técnicas de Educação Especial são criadas em todo o Município do Rio de Janeiro.
Porém, não iremos nos deter à história da Educação Especial desde seu início; estabeleceremos um recorte a partir do marco iniciado pelo Instituto Helena Antipoff – IHA.
Numa 4ª feira, dia 14 de Agosto de 1974, o Diário Oficial do Estado
...