VÍTIMA DO GUETO, UNIVERSO PRETO: UMA ANÁLISE SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RACISMO E A SUA INFLUÊNCIA NA ÁREA DE SEGURANÇA
Por: Maria Clara Mello • 19/4/2018 • Monografia • 20.450 Palavras (82 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO DE HUMANIDADES
Curso de Graduação em Relações Internacionais
MARIA CLARA SANT’ANNA DE MELLO
Matrícula: 12190961
“VÍTIMA DO GUETO, UNIVERSO PRETO”: UMA ANÁLISE SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RACISMO E A SUA INFLUÊNCIA NA ÁREA DE SEGURANÇA.
RIO DE JANEIRO
JUNHO, 2015
MARIA CLARA SANT’ANNA DE MELLO[pic 3]
“VÍTIMA DO GUETO, UNIVERSO PRETO”: UMA ANÁLISE SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RACISMO E A SUA INFLUÊNCIA NA ÁREA DE SEGURANÇA.
Monografia apresentada à disciplina de Monografia I como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação em Relações Internacionais, tendo como orientadora de conteúdo a Prof. Ms. Ivi Vasconcelos.
UCAM – PIO X
RIO DE JANEIRO
JUNHO, 2015[pic 4]
MARIA CLARA SANT’ANNA DE MELLO[pic 5]
“VÍTIMA DO GUETO, UNIVERSO PRETO”: UMA ANÁLISE SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RACISMO E A ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Monografia apresentada ao Curso de Relações Internacionais da UCAM – Universidade Cândido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais.
Aprovada em _____ de ________________ de 20____.
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________________
Profª
_______________________________________________________
Prof.
_______________________________________________________
Prof.
[pic 6]
DEDICATÓRIA
A toda minha família, pоr sua incrível capacidade dе sempre acreditar еm mіm е batalhar para que eu invista nos meus sonhos.
AGRADECIMENTOS[pic 7]
Agradeço primeiramente aos meus avós, que sempre estiveram presentes me apoiando e me dando forças para que eu continuasse na luta durante mais essa etapa da minha vida. Minha querida avó, seu cuidado e dedicação foram o que me deram, em muitos momentos, a esperança para seguir. Meu amado avô, sua presença e estímulo significaram segurança e a certeza de que eu não estou sozinha nessa caminhada. Muito obrigada!
Aos meus pais e irmão, que apesar de todas as dificuldades, desânimo e cansaço, me fortaleceram. Obrigada pelo amor, incentivo e apoio incondicional.
Aos meus tios e primas, que nos momentos de minha ausência, sempre fizeram entender que o futuro é feito a partir da constante dedicação no presente. Obrigada pelo apoio e carinho e, principalmente, por não medir esforços para que eu chegasse até essa etapa da minha vida.
À Profª. Ms. Ivi Vasconcelos, pela orientação, confiança e paciência.
Aos meus amigos e colegas, que sempre torceram por mim e me apoiaram no decorrer da faculdade.
Por fim, a todos qυе direta оυ indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеυ muito obrigado.
[pic 8]
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
(Nelson Mandela)
RESUMO
[pic 9]
A monografia apresenta a influência do racismo estrutural e as suas consequências, principalmente ao considerar o seu papel na formação de identidades coletivas e no fortalecimento de uma discriminação enraizada na sociedade. Para isso, serão discutidos os conceitos tradicionais de segurança nas Relações Internacionais, bem como a ampliação de sua agenda com a incorporação de novos temas e sujeitos. Além disso, o presente trabalho vai focar na naturalização desse racismo estrutural dentro da área de segurança pública, em razão da atuação discriminatória e violenta dos agentes públicos, que marginaliza determinados grupos e influencia o crescimento expressivo nas taxas nacionais de homicídio, sobretudo da população negra. Com a ajuda da pesquisa bibliográfica e de casos atuais do Brasil e dos Estados Unidos, tentou-se ainda verificar de que forma a securitização da questão racial pela segurança pública pode influenciar o racismo estrutural desses Estados e privar determinados grupos do acesso a seus direitos fundamentais.
Palavras-chave: Racismo; raça; segurança pública; direitos humanos.
ABSTRACT
[pic 10]
The monograph presents the influence of structural racism and its consequences, especially when considering their role in the formation of collective identities and the strengthening of discrimination rooted in society. For this, the traditional concepts will be discussed security in international relations, and the expansion of its agenda with the incorporation of new themes and subjects. In addition, this paper will focus on the naturalization of this structural racism within the public safety, due to the discriminatory and violent actions of public officials, which marginalizes certain groups and influences the significant increase in the national homicide rates, particularly the black population . With the help of literature and current affairs in Brazil and the United States tried to even check how the securitization of race for public security can influence the structural racism of those states and deprive certain groups from gaining access to their fundamental rights .
...