A Demográfico (População, natalidade/mortalidade, classes sociais, idade)
Por: mafigueiredo97 • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 726 Palavras (3 Páginas) • 343 Visualizações
- Demográfico (população, natalidade/mortalidade, classes sociais, idade)
A análise demográfica será realizada com base em informações, pesquisas e artigos desenvolvidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que dizem respeito a configurações da família brasileira, natalidade, classes sociais e mudanças de comportamento, principalmente em relação ao consumo. Colocando em evidencia o principal público para este projeto, serão levantados aspectos sobre a classe “!!!!!!!1!!!! ” e a mulher no brasil.
A família brasileira ao longo dos anos vem apresentado mudanças drásticas no seu formato, o que antigamente era mais padrão, vem se mostrando de formas diferentes, devido a novas tendências, quebras de preconceitos, avanços tecnológicos entre outros fatores. Uma vez que a família brasileira está em constante mudança de estrutura pode-se assumir que seus hábitos de consumo vêm se alterando conjuntamente, a família “tradicional” está perdendo seu lugar, principalmente nos comerciais, campanhas e na mídia.
A evidencia dessas mudanças será apoiada com exemplos de comerciais de 2008, um da Nebacetin com o tema “As famílias mudam, o jeito de cuidar não” onde mostra diferentes exemplos de como a pomada é passada em diferentes tipos de famílias.
[pic 1]
Também em 2008 a Natura fez um comercial onde há diversos casais, enfatizando que “Toda relação é um presente”
[pic 2]
A estimativa da população total no Brasil é de 208.755.015 pessoas, sendo que as mulheres ocupam 51,4% desse valor e são responsáveis por mais de 50 milhões de famílias de acordo com a ferramenta Estatísticas de Gênero, também do IBGE.
Hoje, cada vez mais no comado dos lares, as mulheres não se prendem a mais nenhum estereotipo, casamento ruim ou compromisso de família ideal. Em 2010 38,7% das famílias seriam comandadas por mulheres contra 24,9% do ano 2000. Ainda no mesmo ano foi documentado que o número de filhos por família caiu para 2,39 enquanto em 1980 a média era de 4,1 filhos, as projeções mostram que em 2030 esse número tende a cair para 1,5. Nota-se também mudanças na população no âmbito de mortalidade, que, em 2000 obtinha uma taxa de 6,67 (por 1000 habitantes) e decresceu até o ano de 2011 onde ficou com 6,02 e então volta a crescer de novo estando hoje com 6,20 e com a projeção de 7,31 em 2030. (tabela com print do mario caiow https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/)
É destacado também que a longevidade de vida da população brasileira vem aumentando com o passar do tempo. Pessoas hoje em dia vivem melhor e mais tempo, novas tecnologias, tendências e medicina vem tornando a vida humana cada vez mais resistente.
De acordo com as projeções do IBGE no ano de 2000 os homens tinham a expectativa de vida de 66 anos enquanto o das mulheres era de 73. A agencia de noticias do IBGE publicou em 1/12/2016 relata que em 2015 o homem teria uma expectativa de ate 72 anos enquanto a população feminina passou para 79 anos, as projeções para 2030 indicam que o homem poderá chegar até 75 e as mulheres ate 82 anos (tabela da projeção https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/)
...