A História da Igreja
Por: RodrigoBorges79 • 6/10/2022 • Seminário • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 93 Visualizações
Eu sou mesmo um cristão¿
No decorrer dos próximos domingos vamos perguntar para nós mesmos, será que eu sou mesmo um cristão.
E minha oração é que nesse tempo recebamos ensino e ferramentas suficientes e que tenhamos tempo para refletirmos na nossa alma, para que possamos responder esta pergunta de forma precisa.
Vamos hoje introduzir a esta obra importantíssima. Vamos por um fundamento do conteúdo do livro e falar de algumas ideias fundamentais que precisamos entender bem, a fim de responder à pergunta “Eu sou mesmo um cristão”
Mas hoje vamos começar por uma pergunta de grande importância para o nosso estudo:
O que é um cristão¿
E é uma pergunta importante de se fazer, pois se você vai perguntar a si mesmo se é um Cristão, primeiro você tem que se conhecer e a outra coisa é saber o que é um cristão.
E aí comparar as duas coisas, COMO VOCÊ É E O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O QUE É UM CRISTÃO
HOJE VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE O QUE É UM CRISTÃO:
Isso pode parecer redundante para uma igreja como a nossa (tão teológica)
Mas vocês já pararam para pensar:
Quanto tempo Jesus parou para responder esta pergunta. Por todos os evangelhos as pessoas iam até Jesus e faziam esta pergunta, eles queriam a aprovação de Cristo ou que ele solucionasse algum tipo de disputa.
Mas Jesus não respondia a estas perguntas ao invés disso Jesus respondia a pergunta que eles deveriam ter feito.
E ele mostrava para eles o que significa ser discípulo de Jesus o que significa ser cristão:
Lucas 14.26.27.33
Jesus sempre está mostrando nos evangelhos o que significa ser seguidor de Cristo o que significa ser um cristão.
Pois você pode estar enganado...
Mas não é apenas Jesus no novo testamento que faz isso, mas também os apóstolos exemplo:
1 João 3.5-9
Vamos falar sobre estas coisas nas demais aulas, mas veja com que seriedade João leva em consideração o conteúdo destes versos “o que é um cristão’ ou quem não é um cristão, ou de outra forma quem são aqueles que acham que são cristãos, mas não são.
Então nesta manhã quero falar com vocês quatro perguntas relacionadas com esta pergunta maior
- Porque esta pergunta é importante (duas respostas)
- Seu destino eterno está baseado na resposta a esta pergunta
A salvação se encontra apenas em Cristo. Se no último dia quando Deus chamar todos os homens a prestar contas diante Dele e você não se encontrar em Cristo, você não será salvo, você certamente irá para o inferno. Mateus 25.31-33-41-46 portanto esta pergunta é importante
Exemplo: carro e problemas com óleo de freio.
Vale a pena parar pensar na resposta a esta pergunta pois a resposta é importante para o seu destino eterno
- Porque é possível que você esteja errado com a resposta a esta pergunta.
É possível que você esteja aqui nesta manhã e que você pense que é um cristão, mas de fato não é. Jesus tinha uma categoria específica para este tipo de pessoa, chamar a si mesmo cristão não quer dizer nada. Você pode ter feito a oração do pecador, batizado nas águas, estar no rol de membros da igreja, mas nada disso significa que você é um cristão, você pode ter feito todas estas coisas, mas não confiado de fato em Jesus para sua salvação. Vejamos: Mateus 7.21-23
Vão ter pessoas no último dia que estarão certos que estão certos com Deus (de acordo com o coração deles), mas se encontrarão fora Dele.
Talvez entre eles estaremos nós, não necessariamente por que somos mentirosos, mas porque não temos a visão correta de quem nós somos, uma percepção errada de si (Paginas 21 a 23 do livro). Nós inventamos desculpas para nossos pecados, nós permitimos que os desejos do nosso coração nos dominem. Não importa o que você parece exteriormente, não importa a aparência que você tem vendido para os seus amigos, não importa nem mesmo o que você pensa sobre você mesmo, pois é muito fácil acreditar nas nossas próprias mentiras e inventar desculpas para você mesmo, mas Deus é nosso Juiz e sua opinião é a que importa e seu padrão é que nos devemos nos preocupar.
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4:12
Vale a pena portanto fazer perguntas duras e difíceis pois o nosso destino eterno está em jogo.
- O que é um Cristão
Literalmente a palavra cristão significa um seguidor de Cristo.
A primeira vez que vemos esta palavra Cristão está em Atos 11.26, foi um termo usado na cidade de Antioquia para descrever as pessoas que se tornavam seguidores de Jesus.
...