A Provação X Tentação
Por: belly.oliveira • 27/9/2015 • Artigo • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 547 Visualizações
PROVAÇÃO x TENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Você já deve ter ouvido falar em provações e tentações, não é? Alguém disse que uma tentação dura apenas três minutos e se resistirmos, teremos vencido a tentação. Mas, uma provação dura muito mais tempo e devemos buscar a presença de Cristo para ajudar-nos a suportar tanto a tentação como a provação.
- PROVAÇÃO
A provação é o método pela qual nossa fé é provada pelas tribulações desta vida. As tribulações geralmente são períodos críticos e traumáticos na vida das pessoas. Momentos de dificuldade que não podem ser vencidos somente por intermédio do nosso pequeno “eu”, mas necessitamos de estar firme com Deus para a vitória vir a seu tempo. Jesus não disse que viveríamos em um mundo perfeito e sem aflições, mas nos adverte o contrário em João 16:33 que diz: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” O Senhor nos diz mais, que precisamos suportar as provações e aflições deste mundo com alegria e força no Senhor, assim diz em Tiago 1:2-3 “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança." Temos nos alegrados diante das provações?
Provações são dificuldades ou sofrimento — testes da nossa fé. A provação é uma dificuldade, não sendo, porém, na maioria das vezes, algo maligno ou provocado por um mal.
Exemplos de provação:
- Jó (Jó 1 e 2) – Perdeu tudo: Filhos, propriedades, dinheiro, animais, etc.
- Elias (1 Reis 19) – Teve sua vida ameaçada e ficou deprimido.
- Abraão (Gênesis 22) – Deus pediu seu filho.
- João (autor do apocalipse) – foi banido para a ilha de Patmos, mas não por delitos morais.
Tiago 1:12 diz: “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.”
PROVAÇÃO:
1. É o exercício de disciplina e correção, para aperfeiçoamento da fé: 1 Pe 4.12
2. Origem divina: Gn 22.1, Hb 12.6-10
3. Visa fortalecer a fé: Tg. 1.2-4
4. A provação vem, quase sempre, através do sofrimento: 1 Pe 2.20
- Como suportar a provação?
- Deus cuida (“ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5:7). Ele tem a mais terna piedade e cuidados especiais para com os que suportam os mais pesados fardos da vida.
- Ore com fé. É nas circunstâncias difíceis que Deus revela Seu poder e sabedoria em resposta as orações humildes. Confie Nele! Ele é Deus que ouve e responde as orações.
- Não fique inquieto ou aflito. A aflição apenas traz jugos para nosso pescoço, portanto não nos inquietemos, pois a aflição torna o jugo mais penoso e o fardo mais pesado.
- Persevere. “Aquele que perseverar até o fim, será salvo.” Mateus 24:13
- Confie incondicionalmente. As circunstâncias da vida poderão nos trazer provações, que nos deixarão frustrados e deprimidos, mas as dificuldades não têm poder para mudar a relação de Deus para conosco. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
- Olhe para a recompensa final. “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (2 Coríntios 4:17,18).
- TENTAÇÃO
A tentação por si só não é caracterizada como pecado. O pecado acontece quando não resistimos a ela. A palavra de Deus nos diz em Tiago 1:13 que ... “Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta.” A tentação vem de nossa própria cobiça e desejos que nos atraem e seduzem gerando o pecado e a morte (Tiago 1:14-15-16). A palavra do Senhor nos diz a receita para escaparmos e fugirmos da tentação, está escrito: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26:41
A tentação motiva você a ser mau, prometendo algo bom. A tentação é infringida pelo inimigo das almas. O inimigo conhece os pontos fracos de cada pessoa e ele vai procurar minar esses pontos vulneráveis com tentações para conduzir as pessoas ao pecado. Ser tentado não é pecado, pois todos estamos sujeitos à tentação. Ceder à tentação é pecado.
- Sequencia da Tentação:
- Desejo: Nesta fase o inimigo identifica algum desejo dentro de você. A tentação começa quando o inimigo sugere, com um pensamento, que você ceda a um princípio. Ele introduz um desejo maléfico para que os motivos legítimos sejam deturpados. “Porque do interior do coração dos homens procedem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, o engano, a soberba, a inveja, a blasfêmia e a loucura.” Marcos 7:21 e 22
- Dúvida: Satanás tenta fazer-nos duvidar daquilo que Deus disse sobre o pecado. Será que é mesmo errado? Será que Deus realmente proibiu fazer isso? Deus não deseja minha felicidade? Será que isso não é para outra época e para outras pessoas? A serpente disse para Eva: “...É assim, que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do Jardim? Gênesis 3:1. Lemos também uma advertência em Hebreus 3:12 “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e descrente, para se apartar do Deus vivo.”
- Engano: Satanás é incapaz de falar a verdade. Ele é considerado o pai da mentira, conforme João 8:44. O máximo que o diabo pode falar é uma meia verdade. Ele oferece uma meia verdade para substituir o que Deus já havia dito. “Certamente não morrereis.” Gên. 3:4. “ No dia que comerdes se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus.” Gên. 3: 5. As sugestões de hoje não são diferentes: Você vai se dar bem! Ninguém vai saber! Vou resolver os seus problemas! Além do mais todos fazem isso! É apenas um pecadinho!
- Desobediência: Você acaba fazendo aquilo que permitiu acontecer na sua mente. Acaba por cometer o pecado. Aquilo que começou como uma ideia termina como uma conduta e prática errada. Você acaba por acreditar nas mentiras de Satanás e poderá cair na armadilha, preparada pelo inimigo, como escreveu Tiago no seu livro: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois de haver a concupiscência concebido, dá a luz o pecado, e o pecado sendo consumado gera a morte.” Tiago 1.14 e 15
Exemplos de Tentação:
- Jesus (Mateus 4)
- José (Gênesis 39)
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
- Como vencer a tentação?
- Material Extra: “12 DICAS PARA RESISTIR A TENTAÇÃO”.
TENTAÇÃO:
1. É o impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados: Rm 7.18-19
...