A SEMINARIO DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Por: Ana carla Fagundes • 23/11/2022 • Bibliografia • 695 Palavras (3 Páginas) • 103 Visualizações
THE CHARLES SIMEON TRUST – GOIÂNIA
SEMINARIO DE PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Texto: Marcos 8:22 a 9.1
1.Qual a estrutura que o autor deu a esse texto? Por favor (a) indique as seções no próprio texto; (b) declare a ênfase do autor; e (c) explique que observações foram usadas para indicar essa estrutura.
(A) Secções:
Ver corretamente (MC 8:22 -26)
Confessar corretamente (Mc 8:27-33)
Andar corretamente (Mc 8:34 a 9.1).
(b) ênfase:
A necessidade de entender (ver). Confessar e andar (viver), de acordo com a verdade sobre Cristo e Sua missão.
(c) Observações:
Marcos organizou os textos conectando a história de cego que passou a ver parcialmente e depois de modo perfeito (Mc 8:22-26) com a história de Pedro que entendia parcialmente quem era Cristo e qual era, portanto, Sua missão (Mc 8:27-33). Só depois de corrigir o entendimento é que instruiu os discípulos quanto a necessidade de discernir (“ver”, V, Mc 9:1) o reino de Deus e andar em conformidade com a verdade;
2.Como o contexto informa o significado dessa passagem? Responda esta pergunta usando (a) o contexto literário (as passagens de cada lado, antes e depois); (b) o contexto histórico (circunstâncias e cultura dos destinatários) ; (c) o contexto bíblico (conexão com outros textos na Bíblia).
- Contexto literário:
Jesus libertou uma encarcerada ( Mc 7:24-30)
Deus audição ao surdo (Mc 7:31-37)
Visão aos cegos (Mc 8:22-26)
E sabedoria aos pobres (Mc 8:27-33)
Sem fazer citações dos Salmos e Profetas, com esses sinais, Marcos teve a intenção de provar o caráter Divino e messiânico de Jesus, bem como a necessidade de segui-lo (Mc 8:34 a 9:1).
- Contexto histórico:
Muitos, entretanto, não compreenderam perfeitamente:
Na multiplicação dos pães e peixes, Ele ensinou sobre a Sua messianidade, inclusive aos gentios (Mc 8:1-10 ef. Mt 15).
Vendo isso, os fariseus, discutiram e o tentaram ( Mc 8:11-13);
Ele, então, advertiu contra “fermento dos fariseus e de Herodes” (v.15), mas os discípulos entenderam apenas nos limites dos pães, então, depois de tantos sinais, perplexo com essa falta de compreensão, perguntou: “Por que discorreis sobre o não terdes pão? Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecidos? Tendo olhos, não verdes? E, tendo ouvido, não ouvis?... Não compreendeis ainda?” (Mc 8:17-18 e 21).
A história da cura do cego representa essa tão restrita ou falta de compreensão, quanto a identidade de Jesus e Seus propósitos (Mc 8:22-26).
A história de Pedro demonstra a necessidade de cura do entendimento (Mc 8:27-34);
A multidão e os discípulos são confrontados com o desafio de o seguirem, tendo o devido entendimento e cuidado contra o “fermento dos fariseus e de Herodes”;
Jesus se revela de modo extraordinário aos discípulos (Mc 9:2-3 e 9).
- Contexto Bíblico:
Sinais messiânicos: Mateus 11:3-6; Lucas 4:18-19 e 7:21-22 ef. Isaias 35:5-6 e 61:1-2;
Intercessão pelos fracos: Jó 29:15-16
Compaixão pelas nossas fraquezas: Hebreus 4:15-16;
Falta de conhecimento de Cristo: João 1:10-11 e 8:19, 1Corintios 2:13-16;
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