A TEOLOGIA LATINO AMERICANA
Por: Luizfsj • 21/9/2018 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 322 Visualizações
UNIVERSIDADE DA GRANDE DOURADOS UNIGRAN/NET
PROFESSOR: JOSÉ MIGUEL MENDONZA AGUILERA
ATIVIDADE O1 – TEOLOGIA LATINOAMERICANA
- Faça um breve resumo do texto. Não escreva outro artigo. Informe o pensamento do autor não o seu pensamento. Veja o que o autor escreve, não interprete. É um resumo
Temas da História da Igreja na América Latina:
Jesus Cristo se encarnou, ou seja, se fez história, da mesma forma, a Igreja de Cristo não pode ser outra coisa do que Igreja encarnada, histórica, Ela não está acima deste mundo, mas participa do destino condicionado pela História, a Igreja do século XXI está condicionada com este século e deve responder aos desafios deste século; isso obviamente não significa um rompimento essencial da mensagem original! Se a Igreja está sujeita a uma forma variavelmente condicionada pela História, então não podemos realmente conhecer e compreender a Igreja se não conhecermos sua história. Poder-se-ia afirmar que a História da Igreja tem lugar fundamental na Teologia, uma vez que, para a fé cristã, Deus participa na história condicionada da existência de todas as coisas do mundo e, por isso, não pode ser completamente entendido sem o conhecimento de sua encarnação na história de sua criação. O objeto da História da Igreja caracterizou a História da Igreja como história da compreensão da Escritura Sagrada, da interpretação. A História toda é obra de Deus assim como toda ela é obra humana. Até o Iluminismo, falava-se de uma compreensão dualista de história. Imaginavam-se duas histórias: história profana e história metafísica, verdadeira, sagrada, somente com o Iluminismo, a Igreja passou a ser vista como associação de pessoas, perdendo seu caráter a-histórico e imutável. A partir de então, foi possível estudar a Igreja como objeto histórico e passível de crítica. A consciência de que a História é uma disciplina transformadora é fundamental, pois ela não quer ser simplesmente um luxo de consumo, nem diversão a elites desocupadas, mas quer impulsionar a reflexão sobre a dignidade e valores da vida humana. A História também deve ser uma disciplina em transformação. Ao perguntar pelo passado, isto é, ao fazer novas perguntas sobre o passado, ela altera o passado. Criando um novo passado, a partir de perguntas suscitadas pelos desafios do presente, a História, não conformada com este mundo, procura construir um presente e um futuro novo, uma História da Igreja não é ou deixa de ser correta e legítima por ser ou não de caráter cristão. O importante são técnicas objetivas de pesquisa que determinam certos fatos que devem ser interpretados. Portanto, antes de qualquer coisa se coloca o imperativo de que a História da Igreja seja história científica. Cabe ainda considerar três questões fundamentais para uma historiografia da Igreja na América Latina. Deve-se zelar para uma história efetivamente ecumênica que considere como “Igreja” o conjunto das Igrejas presentes na América Latina. A tarefa de “fazer” História da Igreja deve considerar o destinatário da história. Isso exige que o/a historiador/a pesquise levando em conta a pertinência do tema para aquele contexto comunitário, social, religioso determinado e finalmente, isso significa que um novo paradigma para história da Igreja se faz necessário.
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