AS INDAGAÇÕES QUE CONFRONTAM A ALMA
Por: Rubens Ioricci • 1/4/2021 • Dissertação • 965 Palavras (4 Páginas) • 131 Visualizações
INDAGAÇÕES QUE CONFRONTAM A ALMA
João 21:15
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".
Um jovem, bastante curioso, procurou um velho sábio e lhe inquiriu com algumas perguntas, dentre as mais importantes, o jovem lhe perguntou:
1 – Mestre, o que o senhor pode nos dizer sobre o dinheiro? O mestre respondeu: “O dinheiro só tem valor onde impera o Capitalismo. Com o dinheiro compramos muitas coisas, adquirimos bens e nos tornamos pessoas destacáveis, no entanto, o dinheiro não compra a felicidade, pois, esta independe da condição financeira, por se tratar de uma condição do estado de espírito das pessoas. O dinheiro não compra a saúde (ricos e pobres morrem) o dinheiro não compra a paz no lar (muito lares tem dinheiro, mas, os integrantes da família vivem em discórdia) o dinheiro não compra o sono, não compra a inteligência (existem ricos, porém, idiotas, existem pobres, porém, inteligentíssimos) E, por fim, o dinheiro não compra a vida eterna, pois, ela é uma dádiva do Criador”.
O jovem continuou: 2 – Mestre, Qual a verdadeira religião? O mestre lhe respondeu: “a verdadeira religião é cuidar das viúvas e dos órfãos e seguir os ensinamentos de Jesus de Nazaré! Aquele que doou a sua vida na Cruz do Calvário.
PROPOSIÇÃO: As indagações de Jesus penetram no mais profundo da nossa alma, preenchendo nosso “vazio” com a Sua maravilhosa Graça.
Jesus costumeiramente fazia perguntas para levar alguma mensagem ao coração dos seus ouvintes. Não raras nestas indagações era a confrontação que elas promoviam e resultados diferentes em cada caso. (jovem rico, escribas, Pilatos)
- Sabes para onde vais?
Simão Pedro lhe perguntou: "Senhor, para onde vais? " Jesus respondeu: "Para onde vou, vocês não podem me seguir agora, mas me seguirão mais tarde". Pedro perguntou: "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti! " Então Jesus respondeu: "Você dará a vida por mim? Asseguro-lhe que, antes que o galo cante, você me negará três vezes! "
João 13:36-38
Em nossa jornada com Cristo o que mais tem ocupado nosso coração? Teimosia ou perseverança?
Jesus sabia qual era a sua missão e seu propósito a ser cumprido na terra. Mas assim como Pedro tinha dificuldades em compreender ao Senhor, também nós, precisamos pedir que o Senhor nos conceda discernimento e direção do Seu Espírito Santo.
Talvez o “agora” para Pedro falava mais alto do que o “mais tarde”
- Sabe quem é o teu Mestre?
Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco) Jesus, porém, ordenou a Pedro: "Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu? "
João 18:10,11
O que você tem aprendido com o Mestre Jesus? A impulsividade ou a prudência?
Muitas vezes recebemos os melhores ensinamentos, porém não decidimos praticá-los.
Jesus estabeleceu um padrão claro de quem ele era: manso, humilde, aquele quem servia as pessoas não importando o que elas poderiam ou teriam para lhe oferecer.
Naturalmente ele não teria como saber; mas não muito tempo atrás ele havia pensado que amava Jesus mais do que eles. Não importa o que os outros fizessem, Pedro tinha dito no cenáculo: “Por ti darei a própria vida” (13.37). Mas, por mais disposto que o espírito estivesse, a carne foi fraca, como Pedro provou no pátio do palácio do sumo sacerdote;
O conceito de caráter é definido pelo conjunto de traços morais e éticos de um indivíduo. Em termos gerais, o caráter define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo.
...