AS PROVAÇÕES E TENTAÇÕES
Por: Anderson Raniery • 30/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 771 Palavras (4 Páginas) • 168 Visualizações
PROVAÇOES E TENTAÇÕES
Texto base tg 1.2-4: Meus irmãos , tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações , sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada , produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros , em nada deficientes.
Ambas são muito parecidas,
Tentação
A bíblia define a tentação em (Tg 1:13-14) Ninguém ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela própria cobiça, quando essa o atrai e seduz.
Tentação vem dos desejos existentes em nós. (Tg 1-12-16). É por isso que ela utiliza sonhos, as fantasias e os desejos; tem princípios humanos, e a nossa carne é o seu campo de ação; é uma ação do inimigo para que duvidemos do amor, do perdão e da justiça de Deus.
Salamão diz que a nossa juventude carece de: PV(2:1) em diante.
- Sabedoria
- Não cuidamos do coração (desânimos, ansiedade, relacionamentos frustrados)
- Suscetível as tentações sexuais
- Somos alguém que tem uma compreensão limitada sobre causa e efeito. Ou seja, a consequência de uma decisão que tomamos hoje que irá impactar no restante de ne nossas vidas.
- Facilmente levada pelas más companhias, as más conversações corrompem os bons costumes (1 cor 15;33).
Provação[a]
As tentações podem ser usadas pelo inimigo para estimular o que há de pior em nós. A provação é diferente. As provações são usadas pelo Espírito Santo para extrair o que há de melhor em nós.
O exemplo clássico na bíblia é o pedido de Deus a Abraão para que este oferecesse seu filho Isaque em sacrifício. Por que Deus daria um filho a Abraão para depois pedir que o matasse? Sob a ótica humana isso não tem lógica nenhuma, não faz sentido algum.
E penso que Deus assiste a tudo observando cada movimento que fazemos, cada atitude que tomamos, cada palavra que falamos, e depois de tudo emite Sua avaliação que pode ser: “muito bem servo bom e fiel entra no gozo do teu Senhor”.
Provação vem da prova, as vezes achamos que o professor pega pesado em algumas as avaliações os piores são aqueles professores que na sua avaliação colocar nada ver com o material por ele mesmo dado.
O bom professor nunca orienta seus alunos: ele sempre fica em silêncio! Quantas silêncios você tem vivenciando, nos perguntamos: onde está Deus? ou “por que Ele está em silêncio? Parece não se importar com o que está acontecendo...”
Ainda, mas na vida sentimental e profissional, benção sempre é o mais bonito, emprego bom sempre é o que paga mais, não é?
As vezes já queremos tudo pronto ninguém que investir em ninguém, ou seja, precisamos enxergar quem tem potencial.
O objetivo da provação é fazer-nos pessoas com forte convicção moral e espiritual. As crises e as situações difíceis criadas pela provação fortalecerão a nossa intimidade com Deus, porque Deus não deseja destruir-nos, mas sim, fortalecer a nossa confiança nele!
A provação procede de fora para dentro. Ela não usa os nossos desejos. Ela surge de situações, pessoas e circunstâncias.
Todos os cristãos são tentados a pecar de forma parecida (I Co 10:13), mas nem todos os cristãos passam pelas mesmas provações de fé.
As provas de Deus são feitas sob medida para cada um de Seus filhos e a experiência de cada um é singular. Não devemos esquecer-nos que não seremos provados além das nossas forças. A provação gera a obediência em destaque, já a tentação leva à submissão aos próprios desejos.
...