As Artes da Religiosidade
Por: Juliano Jacobsen • 20/3/2023 • Relatório de pesquisa • 350 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
Historicamente, as tecnologias digitais foram surgindo no final do século XX, e no Brasil, com a difusão da internet e computadores ocorreu no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Com o desenvolvimento da tecnologia, muitos setores modificaram seus modos e métodos de atuação. O surgimento da tecnologia digital entre computadores e a Rede Tecnológica da Internet foram os principais instrumentos no processo de digitalização de empresas e mercados diversos, e um deles foi a área da educação. De forma mais clara, pode-se dizer que a educação digital, refere-se a prática de ensino que inclui suportes de tecnologias digitais em seu método de ensino, tendo dentro do processo de estudo e aprendizagem um ambiente virtual, pelos quais são disponibilizados para os alunos, conteúdos e avaliações, promovendo a possibilidade de interação com professores e seus colegas de curso.
É importante destacar que a inclusão digital na educação é uma questão de ética e cidadania. O cenário atual oferece a oportunidade de outros agentes atuarem como promotores da educação digital, tendo as empresas de tecnologia desenvolvendo ferramentas de educação, alguns de forma gratuita de grande valia para estudantes e educadores.
A educação digital é um processo que ainda está em andamento e evoluindo todos os dias, aos quais sempre caminhou junto com a digitalização da comunicação, da informação e do comportamento. As possibilidades desse universo são tão grandes quanto a criatividade de quem desenvolve soluções tecnológicas nos auxiliando a conquistar nossos objetivos profissionais. Essa variedade de possibilidades aumenta as chances de gerar engajamento nos estudantes, pois a maioria deles são nativos digitais. As distâncias deixam de ser empecilhos e começam a ser soluções interativas, que exigem uma postura mais protagonista dos alunos.
Dessa forma, o tempo pode ser muito mais bem aproveitado, gerando um aprendizado bem mais rápido, caso resolvamos comparar os métodos expositivos tradicionais. Por fim, a educação digital resulta em menores índices de evasão escolar, por conta das aulas mais inovadoras e motivadoras, melhorando a eficiência do ensino, a educação digital formará pessoas mais capacitadas, com maiores chances de se tornar um profissional bastante valorizado no mercado de trabalho.
...