EXPRESSÃO NA ADORAÇÃO
Por: elizandram • 18/5/2015 • Resenha • 732 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
A EXPRESSÃO NA ADORAÇÃO
O Poder da Música
A música, seja ela secular ou gospel, fala direto ao nosso Espírito (coração), por isso é tão importante a preocupação com que tipo de música estamos ouvindo. Com o que estamos enchendo nossos corações. Qual a qualidade (ritmo, melodia e letra) da música que ouvimos diariamente.
Existem músicas tipo “chicletes” que grudam na nossa cabeça, invadem nossos pensamentos e só saem se substituídas por outra música.
O ritmo e a letra das músicas produzem (estimulam) em nós sentimentos e reações, que não serão as mesmas respostas para todas as pessoas, uma vez que cada uma possui um histórico diferente. Esses sentimentos podem ser positivos (alegria, felicidade, esperança, gratidão, confiança, segurança) ou negativos (tristeza, medo, remorso). Ela ainda pode nos levar a rir, a chorar, a relaxar, etc...
Por exemplo, quando ouvimos uma romântica ela nos remete, dependendo da letra, a recordação de um amor, a uma esperança (amor imaginário) ou a felicidade de um amor real.
Ao ouvirmos uma música alegre, automaticamente, nos sentimos alegres (lembram do quebra-gelo da última célula?); se a música fala de arrependimento, logo nos leva a confissão de pecados; se fala de promessa nos faz sentir que a vitória chegou e assim por diante.
A música nos influencia demais e por isso todo cuidado é pouco com relação ao que ouvimos. Ela é capaz de influenciar nosso comportamento, tais como andar mais rápido, produzir mais, nos motivar a comprar determinado produto ou a comprar mais.
A música tem o poder de gravar mensagens em nossa mente e elas ficam para toda a vida. Elas nos trazem lembranças, sensações, sentimentos. Músicas que marcaram a infância, o primeiro beijo, o casamento, apresentação do filho, etc.
Dinâmica dos Sentimentos
Colocar três músicas de ritmos diferentes e pedir para que anotem o que sentem ouvindo essas músicas.
A missão do levita é transmitir, através do louvor, aquilo que estamos sentindo ao cantar aquela música de louvor/adoração ao Senhor. É expressar nossa adoração, através de palavras, expressões corporais e faciais.
Para isso é necessário entender que a boca fala do que o coração está cheio.
Com o que temos enchido nosso coração?
Será que nosso coração está cheio com o nosso trabalho, amizades, estudos, músicas seculares, filmes ou está cheio com a palavra de Deus e com a presença do Seu Santo Espírito.
Eu sou o responsável por este enchimento!
Se eu estiver cheio com a presença e palavra de Deus será natural a expressão do meu louvor, pois estarei à vontade na presença do Rei.
Vocês já ouviram falar num livro chamado: O Corpo Fala?
Se não tomarmos cuidado, podemos sentir algo positivo e expressar de forma negativa.
Para fluir o louvor precisamos alinhar nosso sentimento à nossa expressão, tanto corporal quanto facial. Não precisamos fazer caretas para cantar e nem ficar inertes num cântico que pede gritos de júbilo e danças.
Como a igreja pode responder ao cântico se olha pra frente e vê os integrantes do ministério de louvor não conseguem expressar o se louvor particular?
Outro ponto importante também é saber o que está cantando. A letra da música deve ser coerente com nossa fé e atitude. Se, por acaso, o cântico menciona uma atitude a qual ainda não tenho, sabendo os cânticos antecipadamente, posso já buscar a presença de Deus e me consertar diante dEle.
...