FACULDADE TEOLÓGICA DE LORENA CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
Por: miuxa2205 • 17/8/2017 • Monografia • 8.263 Palavras (34 Páginas) • 510 Visualizações
FTL-FACULDADE TEOLÓGICA DE LORENA CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
CARMELITA FERREIRA
MORTE E GLORIFICAÇÃO DO CORPO
Lorena
2012
CARMELITA FERREIRA
MORTE E GLORIFICAÇÃO DO CORPO
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Teologia da Faculdade Teológica de Lorena – FTL para obtenção do título de Bacharel.
Orientadora: Profa. Fátima Garrido
Lorena
2012
CARMELITA FERREIRA
MORTE E GLORIFICAÇÃO DO CORPO
Monografia apresentada ao curso de Graduação em Teologia da Faculdade Teológica de Lorena – FTL para obtenção do título de Bacharel.
BANCA EXAMINADORA
__________________________________________________
1º. Examinador
___________________________________________________
2º. Examinador
___________________________________________________
3º. Examinador
Lorena
2012
AGRADECIMENTOS
A Deus, fonte da vida e inspiração; Aos meus familiares e amigos pela colaboração durante a elaboração deste trabalho; A todos os que proporcionaram a execução deste trabalho.
[...] talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito [...] Não somos o que deveríamos ser, mas somos o que iremos ser. Mas graças a Deus, não somos o que éramos.
Martim Luther King.
RESUMO
Embora o desejo em comum da igreja cristã seja a ressureição dos mortos e o desejo de ter o corpo glorificado, para a redenção completa dos pecados e viver em glória com Cristo. Muitas dúvidas permeiam o estado intermediário dos mortos e um debate existe, sobretudo entre os cristãos- católicos- romanos e os cristãos evangélicos- protestantes. O cristão-católico-romano crê na doutrina herética do purgatória, e que existe uma oportunidade depois da morte de se conquistar o céu pagando pelos pecados através da dor e do sofrimento. Já o cristão-evangélico se baseia na bíblia sagrada e crê que aos que morrem nos caminhos do Senhor, vão para junto de Deus. O fato é que ambos aguardam a vinda de Jesus Cristo, o arrebatamento e o juízo final, para que o justo possa gozar integralmente da salvação do corpo da alma, quanto o ímpio possa receber o juízo que lhe cabe. Para isso conceituamos e esclarecemos a luz das escrituras e usando alguns autores, sobre o que acontece após a morte dos cristãos e dos ímpios, qual o pensamento dos cristãos na idade média. O cristão-evangélico tem plena e total certeza de sua salvação e essa é a razão pela qual encara a morte serenamente.
Palavras-chave: Estado intermediário dos mortos, Existe purgatório, corpo glorificado.
ABSTRACT
Although the common desire of the Christian church is the resurrection of the dead and the desire to have the glorified body for the full redemption of sins and to live in glory with Christ. Many doubts permeate the intermediate state of the dead and a debate exists, especially between Roman Catholic and Protestant Christians. The Roman Catholic believes in the heretical doctrine of purgatory, and that there is an opportunity after death to conquer heaven by paying for sins through pain and suffering. The evangelical Christian is based on the sacred Bible and believes that those who die in the ways of the Lord go to God. The fact is that both await the coming of Jesus Christ, the rapture and the final judgment, so that the just can fully enjoy the salvation of the body of the soul, as much as the wicked can receive the judgment that fits him. For this we conceptualize and clarify the light of the scriptures and using some authors, what happens after the death of Christians and the wicked, what the thinking of Christians in the Middle Ages. The evangelical Christian has full and total certainty of his salvation and that is why he faces death serenely.
...