História da Igreja
Por: VambertoBrito • 7/6/2018 • Seminário • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 219 Visualizações
ASSEMBLEIA DE DEUS VITÓRIA EM CRISTO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
CURS0 AVANÇADO DE TEOLOGIA
HISTÓRIA DA IGREJA
Professor: Pr. André Galvão
Aluno: Vamberto Xavier de Brito
Natal, 2018
QUESTIONÁRIO (Valor de cada questão: 0,5)
- A igreja cristã, no período da Idade Média, apresentava quatro divisões principais. Quais?
A Igreja do Ocidente (Roma);
A Igreja do Oriente (Constantinopla);
A Igreja Nestoriana (Pérsia); e
A Igreja Monofísita (Egito, Armênia, Síria, Índia e Etiópia).
- É possível afirmar que a igreja cristã sempre, desde o seu início mais remoto, teve um único líder máximo humano, reconhecido universalmente por todos? Explique.
Não. Nunca houve o reconhecimento universal de uma única autoridade, pois aplicava-se este cargo a todos os bispos ocidentais, depois ficando restrito ao bispo de Roma, que passou a ser considerado o “pai universal”.
- Pelos fins do quarto século, quais eram os cinco grandes centro do Cristianismo, cujos líderes eram chamados de “patriarcas”?
Roma;
Constantinopla;
Antioquia;
Alexandria; e
Jerusalém.
- O que eram a “excomunhão” e o “interdito”?
Excomunhão era uma das armas do Papado como punição espiritual individual, que era o anátema individual decretado privando o excomungado de graça essencial para a salvação.
Já o interdito era outra arma do Papado que recaia sobre a nação inteira, afetando a vida de todos. Eram fechadas todas as igrejas, exceto para o batismo de crianças; proibia-se a exterma-unção aos agonizantes; proibia-se a celebração de missas, exceto para os que estivessem doentes ou à beira da morte e também o sepultamento no solo sagrado.
- O que foram as cruzadas e destaque algumas de suas principais consequências?
Políticas e Sociais: O Feudalismo enfraqueceu porque os senhores feudais, que eram governantes, comparam cartas para obter a auto-gestão; Reis passaram a concentrar o controle;
Religiosas: O Papado amentou seu prestígio; a criação do Reino Latino de Constantinopla aumentou a rivalidade religiosa entre o oriente e o ocidente, enfraquecendo o reino do oriente; e
Econômicas: As cidades italianas começaram a comercializar com o oriente próximo; o comércio de produtos de luxo colocou os fundamentos econômicos na promoção da arte na Itália renascentista.
- Em linhas gerais, explique o que foi o movimento intelectual eclesiástico conhecido como “escolasticismo”.
Foi um movimento intelectual escolástico ou um método de pensamento crítico que teve origem nas escolas de catedrais e de mosteiros (escolas monásticas cristãs), mas foi dominante e influente nas universidades europeias da idade média, do século XIII.
Este movimento procurou fazer a conciliação da fé cristã com um sistema de pensamento racional, no qual havia o interesse de fazer a organização racional de um corpo de verdades aceitas baseadas: na bíblia, nos credos dos Concílios e nos escritos do País da Igreja. O método utilizado era realizar discussões que permitiam a compreensão dos aspectos fundamentais da teologia, da filosofia e do direito.
O principal legado do Movimento Escolástico foi o estímulo ao pensamento e à reflexão, em detrimento da aceitação passiva sem arguição.
Os principais ícones deste movimento foram os franciscanos e dominicanos:
Anselmo de Cantuária;
Abelardo;
Alberto Magno; e
Tomás de Aquino, sendo este o principal expoente do movimento.
- Os intitulados “humanistas cristãos” promoveram importantes contribuições para o aperfeiçoamento da igreja. Cite o nome de três deles.
Erasmo de Roterdã, considerado o maior expoente;
Johannes Reuchlin, Buscou preservar o Antigo Testamento; e
Jacques Lefèvre d’Etaples, Influenciou Calvino e Farrell.
- De acordo como pensamento católico romano, o que são as “santas relíquias”?
As santas relíquias foram objetos que tiveram a função de serem vistas como joias espirituais, dos quais pode-se exemplicar: fragmentos da cruz que Jesus foi crucificado, o Santo Sudário, a coroa de espinhos, além de locais considerados sagrados.
Entretanto, a veneração a esses objetos sempre foram alvo de muitas críticas do segmento protestante, uma vez que existe muita divulgação de material que verdadeiramente tem origem questionável, bem como a adoração é restrita a Deus.
- Quais os nomes dos principais pré-reformadores, eu ficaram conhecidos como “as estelas da manhã” da Reforma Protestante?
John Wycliffe;
Jan Hus;
Girolamo Savonarola; e
Pedro Valdo.
- A venda das “indulgências” constituiu-se numa das principais fontes de renda da Igreja Católica Romana no período que aconteceu a Reforma Protestante. Que documento eclesiástico era esse?
De acordo com a Doutrina Romanista a indulgência era uma forma dos fiéis adquirirem a remissão de seus padecimentos em face ao poder exclusivo do sumo pontífice, o Papa. Então, os fiéis compravam mitigação dos suplícios do purgatório, o qual era semelhante ao inferno e tinha um caráter temporário embora sendo de milhares de anos.
- Explique, resumidamente, o que foi, para Martin Lutero, o evento transformador de sua fé denominado “experiência da torre” ocorrido em 1515?
A “experiência da torre” vivida por Martin Lutero foi a oportunidade na qual ele recebeu de Deus o discernimento de que a Justiça de Deus é a que Ele exige do homem, como era pensado até então. Mas, a essa Justiça é que dada, concedida e agraciada de forma desmerecida. Logo, a salvação não é fruto de nenhuma obra humana, ela é concedida por Deus, independente das obras pessoas de justiça. Assim: A SALVAÇÃO NÃO É UMA OBRA, MAS UM PRESENTE!
- Qual foi a grande obra literária escrita por Jean Cauvin (João Calvino)?
Institutas da Religião Cristã, em 1559, que ocorreu juntamente com a inauguração da Academia de Genebra.
...