INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR VIVENCIA CRISTÃ
Por: sonia1307 • 2/1/2018 • Trabalho acadêmico • 2.830 Palavras (12 Páginas) • 15.741 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
VIVENCIA CRISTÃ
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1
Nome: Sonia Aparecida Teixeira Pereira Serie:1 Data da entrega:
QUESTÕES:
- O que é a Vivência Cristã?
É ter uma vida diariamente buscando se moldar na vida de Cristo, em todos os aspectos e todas as áreas da vida.
- Qual a diferença entre Caráter e Personalidade?
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade da pessoal e social de alguém. E o caráter é a marca impressa que distingue a pessoa, conforme suas escolhas, atitudes e decisões, como um conjunto formado ou determinado pela maneira de agir de cada pessoa.
- Qual é o papel da Palavra na formação do caráter e da personalidade cristã?
A Palavra capacita o cristão para a vida diária em Cristo, ela é Luz. O cristão deve ter um contato diário com a Palavra para conhecer mais a vida de Cristo para então buscar se assemelhar.
- Qual é o papel do Espirito na formação do caráter e da personalidade cristã?
Ele revela a verdade, capacita, dá poder e ajudar ser obediente a vontade de Deus.
- O que é conhecimento?
Ato ou efeito de conhecer, ideia, informação, noticias, relacionamento.
- Como crescer e porque crescer no conhecimento de Deus?
Todo relacionamento inicia-se com dialogo. Devemos buscar intimidade, falar ,ouvir Deus e odebeder. Porque Ele tomou iniciativa de se relacionar, Ele deseja compartilhar seus segredos e planos e ainda porque devemos garantir a vida eterna. Deve ser um ato contínuo, como um agente transformador, deve ser nossa força e sabedoria, Ele é o nosso tesouro, a nossa segurança, devemos buscar a conhecer o coração de Deus e ser semlehante a Ele em tudo.
- Como a Palavra produz na vida cristã o conhecimento de Deus?
Pela intimidade, coração aberto, e pela busca diária a palavra vai transformando nossa vida e nos trazendo conhecimento e revelação de Deus, quando meditamos nela. O conhecimento é um ato contínuo, é um agente transformador, é nossa força e sabedoria, é o nosso tesouro, á a nossa segurança, nos faz conhecer o coração de Deus para sermos semelhantes a Ele.
- Cite as quatro formas para o crescimento no conhecimento da Palavra. O que é a Meditação?
As quatro formas são: leitura, estudo da palavra, meditação e memorização. A Meditação aprofunda o relacionamento com Deus, trata-se de uma atividade de altíssimo nível, e requer, dos seres praticantes a fidelidade e disciplina. Meditação é um relacionamento íntimo do Deus e na sua palavra.
- O que é a oração e como ela gera o conhecimento de Deus na vida cristã?
É uma pratica espiritual que nos leva ao trono de Deus e junto a uma pratica espiritual diária de intimidade. É uma guerra espiritual, que devemos estar todos os dias buscando estar em obediência, reservar um tempo diário para estar em contato intimo com Ele. É uma comunicação direta com o Pai, assim a oração nos transforma por completo e nos mostra o caminho.
- Como aplicar a minha vida diária os elementos básicos para crescer no conhecimento de Deus?
Colocar a oração como um gesto de rendição, adoração, colocar em pratica os ensinamentos da Palavra, em total obediência.
AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2
Nome: Sonia Aparecida Teixeira Pereira Serie:1 Data da entrega:
QUESTÕES:
1-Sob quais condições a vida cristã na igreja atrai para esta os membros de uma comunidade?
Bons relacionamentos, obediência e exemplo, onde o foco realmente seja seguir o evangelho de Jesus.
2- Quais são os inimigos do bom relacionamento? Explique 2 deles.
-Espirito de Critica: um olhar sempre critica em relação a ação do outro. Nunca esta satisfeito, com tendência de analisar de forma negativa e condenatória.
- Orgulho: atitude de distorção do que realmente somos, fazendo com que pensemos ser mais do que somos.
3- De que forma a familia segundo o padrão bíblico tem sido descaracteriza pelo mundo de hoje?
A familia tem sido alvo de ataques constantes, é preciso interceder constantemente, pois o mundo hoje passa a ideia diferente de familia. Familia distorcida em seu proposito, onde não se trata, mais segundo Paulo orienta para Timoteo. As mulheres estão com dificuldades em ser a mulher virtuosa descrita em provérbios. O casal já não se trata mais como um time, buscando a Deus, e confiando e cooperando um com o outro, o individualismo tem operado em muitas famílias e com uma imensa inversão de valores. Contrariando os princípios bíblicos rompem o casamento como algo “natural” e descaracterizam a instituição familiar.
4- Quais são as áreas específicas dos relacionamentos familiares citadas por Paulo entre os requisitos para o exercício do ministério do bispo e díacono?
Fidelidade no Casamento, educação dos filhos e gerenciamento da casa.
5- Quais as diferenças e semelhanças da cobertura da autoridade civil e espiritual?
A cobertura da autoridade civil esta ligada a nossa vida secular, se refere ao bem estar físico, segurança, educação, entre outras necessidades básicas do ser humano.
Já a cobertura da autoridade espiritual deve proporcionar ao filho de Deus bem estar espiritual, segurança, educação, porem num outro contexto, devemos estar debaixo de alguns quesitos, como obediência, prestação de contas e submissão para obtermos a cobertura espiritual e assim sendo fiel as promessas de Deus,.
6- Quais são os deveres dos cristãos em relação as autoridades civis?
O cristão deve orar pelas autoridades e observar, cumprindo fielmente os seguintes aspectos:
- Devemos entender que toda autoridade é uma instituição divina;
- Entender que ao resistir a uma autoridade, é resistir a uma ordenação divina e traz condenação para quem assim age.
- Devemos nos sujeitar as autoridades pelo fato de isto ser agradável a Deus.
- Devemos pagar os tributos.
7- Como a vida profissional afeta a vida pessoal, familiar e a igreja?
Do trabalho advem os recursos financeiros para o sustento pessoal e da familia, bem como da igreja através dos dízimos e das ofertas. Ainda num outro aspecto o relacionamento no trabalho influencia diretamente outras áreas da vida. É necessário que o ambiente de trabalho seja saudável e harmonioso, para assim também ser um verdadeiro testemunho de vida crista para as pessoas à volta. Como se apresenta no trabalho diz como a pessoa é (orgulho, inacessibilidade, intolerância, rancor, etc).
...