TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ – Instituto Teológico Quadrangular

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  2.491 Visualizações

Página 1 de 10

                              Anjos

Jacqueline, Analise, André , Paulo, Vanderson, Luiz Carlos, Bruno, José, Silmara, Alessandra

ITQ – Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre de Teologia – 2º Ano – Hebreus

18/05/2015

RESUMO

  O conteúdo abaixo irá relatar sobre os Anjos. Os anjos são de uma ordem completamente diferente da dos humanos. Os seres humanos não se tornam anjos após a morte. Os anjos nunca se tornam e nunca foram seres humanos. Deus criou os anjos da mesma forma que criou a humanidade. Em nenhum lugar a Bíblia afirma que os anjos foram criados à imagem e semelhança de Deus, como foram os humanos (Gênesis 1:26). Os anjos são seres espirituais que podem, até certo ponto, assumir forma humana. Os humanos são basicamente seres físicos, mas com um aspecto espiritual. A maior coisa que podemos aprender dos anjos é sua obediência instantânea e sem questionamentos às ordens de Deus.

PALAVRA-CHAVE

Anjos; Hierarquia; Anciões

INTRODUÇÃO

   O SIGNIFICADO DE ANJO É MENSAGEIRO, FORAM FEITOS NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO – ASSIM COMO ESTA EM NEEMIAS 9:6

FORAM CRIADOS EXCLUSIVAMENTE PARA ADORAR AO SENHOR, ( LOUVAR ... SANTO, SANTO, SANTO, DEUS TODO PODEROSO, QUE ERA QUE É, E QUE HÁ DE VIR ... ) ATÉ O DIA EM QUE ....

( TODOS DO GRUPO ENTRAM DE VESTES BRANCAS), PORÉM 5 PESSOAS DO GRUPO ESTARÃO COM VESTES PRETAS POR BAIXO DA BRANCA.

ELES ERAM PERFEITOS COMO DIZ EM EZEQUIEL 28:15), MAS ... ALGO ACONTECEU ...

(LIGAR – STROBOW E LUZES VERMELHAS) ... OS QUE ESTÃO COM VESTES PRETAS COMEÇAM A TIRAR A ROUPA BRANCA ...

NARRADOR – MOSTRA NO SLIDE A QUEDA DE LÚCIFER – FALANDO DE ISAIAS 14: 13-14

ALÉM DE ADORAREM AO SENHOR, FORAM CRIADOS COMO SERVOS DE DEUS, DE CRISTO E DA IGREJA PARA EXECUTAREM A VONTADE DE DEUS NA TERRA, ASSIM COMO ESTÁ EM HEBREUS 1:6 – 14.

OS MINISTÉRIOS SÃO :

1 – ADORADORES ( APOCALIPSE 5:11-12)

2 – MEDIADORES DA LEI ( GALATAS 3:19 / ATOS 7:53)

3 – EXECUTADORES DO JUIZO DE DEUS – (GENESIS 19:12-13)

4 – IRÃO REUNIR OS SANTOS ( MATEUS 24:30-31)

5 – ESTARÃO NO JUIZO FINAL ( MATEUS 13:49-50)

OS ANJOS NÃO DEVEM SER ADORADOS PORQUE TODA ADORAÇÃO É EXCLUSIVA DA TRINDADE, TEMOS EXEMPLOS CLAROS :

1 – QUANDO JESUS ESTAVA NO DESERTO – AO SENHOR TEU DEUS ADORARÁS, E SÓ A ELE DARÁS CULTO.

2 – QUANDO JOÃO ESTAVA RECEBENDO REVELAÇÕES DO FUTURO – ( APOCALIPSE 22:8-9)

POR ISSO, SOMENTE O DEUS REVELADO NAS ESCRITURAS DEVE HAVER ADORAÇÃO, PORQUE ELE MESMO DISSE:

“ A MINHA GLÓRIA, POIS NÃO DAREI A OUTREM, NEM A MINHA HONRA A IMAGENS DE ESCULTURA”. – (ISAIAS 42:8)

AS ATRIBUIÇÕES DOS ANJOS:

1 – LOUVAM A DEUS – SALMOS 148:2

2 – ELES ADORAM A DEUS – HEBREUS 1:6

3 – ELES SE REGOZIJAM NOS FEITOS DE DEUS – JÓ 38:6-7

4 – ELES SERVEM A DEUS – SALMOS 103-20

5 – ELES SE APRESENTAM PERANTE DEUS – JÓ 1:6

6 – ELES SÃO INSTRUMENTOS DOS JULGAMENTOS DE DEUS – APOCALIPSE 7:1

7 – ELES TRAZEM RESPOSTAS AS ORAÇÕES – ATOS 12:5

8 – ELES AJUDAM A GANHAR PESSOAS PARA CRISTO – ATOS 8:26

A HIERARQUIA DOS ANJOS SÃO:

As Escrituras deixa claro que existe uma hierarquia entre os anjos; uma subordinação entre as várias categorias. O texto de Colossenses 1.16 lista a seguinte ordem decrescente: Tronos, Dominações, Principados e Potestades.

Tronos

         “Conforme está no original grego, thronoi tem um sentido especial porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada á majestade e soberania de Deus. É possível que os “querubins” estejam ligados a esse tipo de atividade real, pois alguns textos identificam os querubins como os seres sobre os quais Deus está assentado e reinando (1 Sm 4.4; 2 Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1)”.

Domínios

         O termo grego utilizado em algumas versões é kuriothes ou kuriotethoi e traz o sentido de soberania ou dominação (Ef 1.21). Trata-se de uma classe de anjos dominadores, uma espécie de executores das ordens divinas sobre as coisas criadas.

Principados

         Principados referem-se a uma classe de anjos que tem poderes de príncipes. Assim como nos reinos terrestres os principados agem em territórios pertencentes ao reino. Isto também acontece no mundo espiritual. Este fato pode ser percebido na atuação de Lúcifer, quando este foi constituído um “querubim ungido para proteger”. E antes de sua queda estava no monte santo do Senhor.

Potestades

         Esta é uma classe de anjos investidos de uma autoridade especial. Na Bíblia encontramos exemplos da poderosa ação destes anjos quando o Senhor envia um destes a destruir Jerusalém e este só pára quando o Senhor manda que ele guarde sua espada (1 Cr 21.15-27). Esta poderosa ação é também vista em 2 Reis 19.35 quando o anjo destrói um exercito de cento e oitenta e cinco mil soldados assírios. Vale ressaltar que toda força desta classe de anjos não os torna onipotente, pois este atributo é exclusivo do Deus Triuno. 

Arcanjo

         “A palavra “arcanjo” representa a mais elevada posição na hierarquia angelical. O prefixo arc, do grego arch, sugere tratar-se de um chefe, um príncipe, na mesma estirpe da qual se enquadraria um primeiro-ministro”.

         A Bíblia faz apenas duas citações a esta elevada posição angelical, e ambas citadas no Novo Testamento e proveniente do apostolo Paulo (1 Ts 4.16; Jd 9), deve se notar que a palavra “arcanjo” está no singular, atribuindo esta elevada posição a um único anjo, e apenas uma das citadas referencias menciona categoricamente o nome do arcanjo que é Miguel. A Bíblia faz o total de cinco citações a Miguel.

   Posto isto, o arcanjo Miguel é um anjo superior a todos os demais anjos, um dos primeiros príncipes do exército do Senhor (Dn 10.13). Miguel terá papel fundamental na ocasião do arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16). Este arcanjo busca a incontestável vitória para o povo de Deus (Ap 7-11), ele foi investido da função principal de protegerIsrael no tempo do fim (Dn 12.1).

Gabriel

         A Bíblia faz quatro citações a Gabriel, e todas as vezes que ele aparece é para trazer boas novas. Primeiramente ele aparece a Daniel em duas ocasiões anunciando a visão de Deus quanto aos eventos escatológicos (Dn 8.15,16; 9.21,22). Depois aparece ao sacerdote Zacarias para anunciar o nascimento de João Batista. Na ocasião encontramos uma postura de Gabriel que reclama maior autoridade, em consequência de ter sido desacreditado por Zacarias, (Lc 1.19). Finalmente seis meses depois ele aparece anunciando a Maria o milagroso nascimento virginal de Jesus, o que traria salvação a toda a humanidade (Lc 1.26-38).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com