INSTITUTO TEOLÓGICO QUANDRAGULAR ITQ SC/013
Por: Paulo Azevedo • 6/4/2016 • Artigo • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 3.076 Visualizações
[pic 1] INSTITUTO TEOLÓGICO QUANDRAGULAR ITQ SC/013 |
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DEFINIÇÃO DE EVANGELIZAÇÃO
2.1 JESUS COMO REFERENCIAL
2.2 O EVANGELHO E OS PROBLEMAS MUNDIAIS
3 ESTILO DE EVANGELIZAÇÃO
3.1 EVANGELISMO PESSOAL
3.2 EVANGELISMO ATRAVÉS DA LITERATURA
3.3 EVANGELISMO POR CONTATOS PESSOAIS
4 EVANGELIZAR É PRECISO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A evangelização se apresenta como um dos maiores desafios para ai igreja contemporânea.
Frente a esse desafio podemos observar uma postura muito passiva da igreja (membros) e estamos ainda com a ideia do vinde de Jesus, enquanto a ordem é “Ide e fazei Discipulos”.
Jesus comissionou a igreja este papel fundamental para o crescimento do reino e sua expansão até os confins da terra.
Precisamos entender que é emergencial sair para as ruas, vencer a passividade e anunciar o evangelho de Jesus a toda critatura.
Precisamos desenvolver um programa continuo de evangelização, e de maneira correta abordar as pessoas e ajuda-las a realmente se converterem ao cristianismo.
Falar de Jesus, ajudar a pessoa a entregar sua vida a Jesus, acompanhar as pessoas que chegam até Jesus, conduzir uma pessoa para uma igreja e ajuda-la nos primeiros passos é uma tarefa para todos.
DEFINIÇÃO DE EVANGELIZAÇÃO
Evangelização é a proclamação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, por cuja obra o homem se liberta tanto da culpa como do poder do pecado, e se integra nos planos de Deus, a fim de que todas as coisas se coloquem sob a soberania de Cristo.
Evangelização é a difusão por todo e qualquer meio das boas novas de Jesus crusificado, ressurreto e agora reinando.
Evangelização é o anúncio da boa nova de que Deus está interessado na restauração dos seres humanos caídos e que esta restauração se dá mediante a fé na encarnação, na vida e na obra substitutiva, justificatória, vicária e representativa de Jesus na cruz e na ressurreição.
Portanto evangelizar é difundir, relatar, ensinar, praticar e se deleitar nos benefícios deste sacrifício fiel e unico realizado por Jesus Cristo em favor da restauração e reabilitação do relacionamento do homem com Deus e principalmente sua salvação.
JESUS COMO REFERENCIAL
Quando pensamos em evangelização devemos levar em conta o ministério de Jesus. Ele é o nosso modelo, precisamos agir como ele agia, aplicar os princícios ensinados por ele no que diz respeito a evangelização.
A sua presença era marcada por grandes testemunhos de açoes corretas, sua aproximação com os menos favorecidos, curando os enfermos, libertando os cativos, perdoando os arrependidos, ensinando os ignorantes, praticando a bondade com as crianças, e marginalizados e se opondo severamente aos corruptos e poderosos.
A região da Galileia, onde Jesus desenvolveu a maior parte de seu ministério, era composta de aproximadamente cem cidades, com um contigente de quadro milhões de pessoas aproximadamente. Povo pobre, oprimido e explorado pelo governo de Roma e pelas autoridades religiosas judaicas.
Ao preparar discipulos para o trabalho Jesus incentivava o contato com pessoas; deixava sua situação cômoda perante a religiação e seguia ao encontro do povo, juntamente com seus discipulos.
Sair ao encontro da pobreza não é fácil, muitas vezes o cenario que nos deparamos é assustador. Jesus e seus discipulos se depararam com este cenário na Galileia e evangelizar era uma tarefa que exigia muito trabalho e dedicação. O cansaço era comum. Eles tinham como responsabilidade anunciar o Reino de Deus , ao mesmo tempo, uma profunda preocupação com sua gente. Eram pessoas escravizadas e carentes do amor de Deus. Entretanto isso não desmotivou Jesus e seus discipulos a cerca do trabalho e onde ir ao encontro das necessidades foi uma das estratégias de Jesus.
o evangelho e os problemas mundiais
Para realizarmos uma evangelização estratégica e de impacto, devemos levar em conta os problemas do mundo, quando entendemos os conflitos e as necessidades das pessoas podemos agir de forma objetiva e eficaz. O quadro mundial hoje se apresenta com alguns problemas em comum, são eles:
- Fome.
- Vazio Espiritual.
- Liderança egocêntrica.
- Doenças.
- Analfabetismo.
- Pobreza.
- Violência.
Em face disso nós como brasileiros temos uma responsabilidade com nossos compatriotas que sofrem.
É a nossa gente, pessoas que falam o mesmo idioma, muitos sem oportunidades que tivemos.
Quantos vivem hoje encarcerados em seus proprios problemas existenciais, sem ter tido sequer a oportunidade de ouvir falar de Jesus e sua proposta de vida abundante.
...