Livrando-se dos maus hábitos
Por: junior.carneiro • 13/8/2018 • Resenha • 420 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Propósito Capítulo 01
Hábitos são coisas que aprendemos a fazer por meio de repetição e que, por fim, fazemos inconscientemente ou quase sem esforço. Por isso somos aquilo que fazemos repetidamente, isso nos define como somos e pensamos, como os outros nos enxergam como pessoa. Uma das formas para desenvolver bons hábitos e quebrar os maus é focar no que queremos fazer e não no que queremos deixar de fazer.
Nossos maus hábitos são os nossos inimigos pois nos impedem de sermos a pessoa que queremos ser. Quando um inimigo quer nos destruir precisamos ser implacável, ou seja, não podemos ser brandos e das desculpas quando queremos mudanças. Deus ensinou os israelitas a destruírem completamente as nações inimigas, não se aliançar e nem demostrar misericórdia com eles.
A repetição é a chave para a formação de hábitos, sejam bons ou maus. Quando queremos mudar devemos focar no nosso objetivo para não falhar, por isso precisamos pedir ao Espírito Santo que nos ensine e nos lembre do nosso objetivo, porque Ele é quem nos traz a memória tudo o que precisamos nos momentos de dificuldade.
Outros inimigos da nossa transformação é a passividade, a procrastinação (deixar para depois) e o medo da mudança, o contrário da disciplina. A passividade nos impede de desenvolver bons hábitos e é uma enorme porta aberta para o diabo. Se não formos pessoas ativas, que buscam não fazer o que é certo, será muito fácil para o diabo nos controlar e fazer o que é errado. A palavra de Deus nos ensina a sermos pessoas ativas, não temos que esperar “sentir vontade” para fazer alguma coisa. Temos que viver pela decisão, e não pela emoção
O livro nos ensina que podemos fazer o que quisermos, e podemos evitar os maus hábitos, viver guiados pelo Espírito de Deus. A vontade do inimigo é que tenhamos maus hábitos, mas a vontade de Deus é que possamos seguir o Espírito Santo e que possamos permitir que Ele nos guie para a boa vida, que Jesus morreu para desfrutarmos. Uma boa vida é uma vida com bons hábitos. Não podemos nos concentrar em quebrar todos os maus hábitos de uma vez, mas sim usar a nossa força para desenvolver bons hábitos. Temos mais força do que imaginamos. Deus nos deu o livre arbítrio, e isso significa que podemos decidir fazer o que é certo e nada pode nos impedir quando decidimos. Quando decidimos fazer as coisas da maneira de Deus, Ele sempre une Suas forças com as nossas para nos dar garantia da vitória.
...