METODOLOGIA DO ESTUDO DA BÍBLIA - PENTATEUCO
Por: Rogério de Lima • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 548 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE TEOLOGIA
CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA
JONAS DA SILVA SANTOS
METODOLOGIA DO ESTUDO DA BÍBLIA - PENTATEUCO
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
JONAS DA SILVA SANTOS
MIQUÉIAS 6.1-8
Trabalho Apresentado a Prof.ª. Suely Xavier, com vistas à aprovação no módulo Metodologia do Estudo da Bíblia-Pentateuco – 2º Ano, 2016, Período Matutino, do Curso de Bacharel em Teologia da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista — Universidade Metodista de São Paulo.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2016
Texto: Miquéias 6.1-8
Delimitação
A perícope se delimita exatamente dos versículos de 1-8. Não há uma ligação deste texto para com o capítulo anterior, nem nos versos posteriores, no caso, a partir do v.9. Todo o contexto da profecia de Miquéias acontece apenas aqui(Cap. 6.1-8).
Gênero Literário
Esse texto pode ser considerado como um discurso feito pelo profeta, sendo boca de Deus. Entretanto, seu gênero literário é profético.
Estrutura
V.1: O profeta é chamado a dizer ao povo que o Senhor tem um processo contra eles. Ele chama a atenção, para que o povo se defenda diante das acusações feitas pelo Senhor.
V.2: O profeta dirige-se aos montes e fundamentos da terra para que sejam testemunhas das acusações que Deus têm contra seu povo.
V.3-5: Um questionamento do Senhor para com seu povo. Ele os recorda das coisas que havia feito em favor deles, revelando assim a ingratidão de Israel.
V.6-7: Nestes versículos, o profeta procura mostrar ao povo que Deus não quer apenas os sacrifícios que eles possam apresentar.
V.8: É uma instrução do profeta a respeito do que Deus espera de seu povo. Há também uma declaração para que eles pratiquem a justiça e sejam obedientes ao seu Deus.
...