Nomes de Jesus
Por: rogerteg • 26/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 352 Visualizações
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IGREJA BATISTA DO BACACHERI – ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA
TEOLOGIA DO EVANGELHO — Nomes de Jesus
Prof. Eliseu GP (eliseugp@yahoo.com.br) — site: www.ebdonline.com.br
LIÇÃO 8 — "EU SOU"
- INTRODUÇÃO
- Divindade: atribuição do nome de Deus no AT a Jesus no NT.
- Objetivo: verificar as implicações teológicas e as aplicações para nossa vida.
- DEUS — O 'EU SOU' (ANTIGO TESTAMENTO)
- EU SOU: redução do heb. "Ehiéh ashér ehiéh" —
- traduções: "eu sou o que sou" (Ex 3.13-14); "Eu sou Aquele que é", "Eu sou o Existente" "Sempre estarei sendo"; "Serei o que serei", "Serei o que eu for", "o Eterno"; "Ele Causa que Venha a Ser" ou "Mostrar Ser".
- v. hayah ou hawáh (heb.): não significa apenas existir, mas estar plenamente presente, vir a ser, mostrar-se, tornar-se;
- eimi (grego): traduzido para o grego como "Ego eimi ho ôn".
- YHWH: chamado tetragrama sagrado, impronunciável, aparece 6.828 vezes no AT só ou acompanhado de outro nome divino. Quando o AT foi traduzido para o grego, o tetragrama foi mantido, mas depois foi substituído por Kyrios (Senhor).
- JAVÉ: os judeus deixaram de pronunciar o nome divino YHWH por respeito (Ex 20.7), por isso a pronúncia correta se perdeu; as consoantes de YHWH receberam as vogais de ADONAI (Senhor), formando o Yehowah: Jeová ou Javé.
- SENHOR: "Eu sou o Senhor, e não há outro"(Is 45.5,6,22,45; 43.11; 44.8,24); "Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo" (Dt 32.39); "Eu sou o Senhor [vosso Deus]" (Ex 20.2; Lv 18.2,4,6; 19.4,37, etc. 49x; Nm 3.13, 41,45).
- Teofania: "[Deus] disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti" (Ex 33.19). "Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração"(34.6-8).
- Conclusão: "Javé" ("Eu Sou") é o "nome pessoal do Deus vivo que age na história de seu povo. É o Deus da aliança com o povo que sai do Egito, destacando a imanência divina. Por isso destaca-se em Javé o seu amor e a sua fidelidade para com o seu povo" (Luiz Sayão); fala de existência, fidelidade, pessoalidade, compromisso; quando Jesus diz "Eu Sou" (p.ex., Jo 8.58), "a identificação de Jesus com Javé ficou mais do que clara" (idem).
- JESUS — O 'EU SOU'
- Eu sou: 'ego eimi' (gr.) — esta expressão pode ser usada em sentido comum, como auto-identificação; porém, faz ref. à forma especial da revelação de Deus (AT grego), usando o pronome enfático: "Eu sou", frase atribuída a Javé "para identificar a si mesmo como Deus"; portanto, quando Jesus diz "Eu Sou" para se referir a si mesmo, ele fala a partir do lugar de Deus.
- Dois usos: com atributo e de modo absoluto.
- Atributos:
- EU SOU o pão da vida (6.33, 35, 41, 48, 51).
- EU SOU a luz do mundo (8.12; 9.5; 12.46).
- EU SOU a porta das ovelhas (10:7,9).
- EU SOU o bom pastor (10.11,14; cf. Salmo 23).
- EU SOU a ressurreição e a vida (11.25).
- EU SOU o caminho, a verdade e a vida (14.6).
- EU SOU a videira verdadeira (15.1,5).
- Modo absoluto:
- "EU SOU, eu, o que falo contigo" (4.26, no grego: ego eimi).
- "Mas ele lhes disse: [EU SOU], não temais" (6.20, gr.: ego eimi).
- "se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados" (8.24, 28).
- "antes que Abraão existisse, EU SOU" (8.58).
- "quando acontecer, acrediteis que EU SOU" (13.19).
- "Disse-lhes Jesus: [EU SOU]... Quando, pois, lhes disse: [EU SOU], recuaram, e caíram por terra" (18.4-8; gr.: ego eimi).
- No mar: "EU SOU! Não temais" (Mc 6.50; Mt 14.22-23; Jo 6.20).
- "Eu Sou" é "a mais autêntica, a mais audaciosa e a mais profunda afirmação, procedente de Jesus, a respeito de quem Ele era" (Stauffer in LADD, 2003, p. 370).
- JESUS — O 'EU’ ENFÁTICO
- Sermão do Monte: "Ouvistes que foi dito"... "EU, porém, vos digo" — Jesus é o intérprete legítimo da lei de Deus que mostra seu significado original.
- Apelo aos homens: "Vinde a mim e EU vos aliviarei" (Mt 11.28-30.
- Sermão profético: Jesus adverte contra os falsos cristos que dizem "ego eimi" (Mt 24.5; Mc 13.6; Lc 21.8). Jesus pronunciou o "Ego eimi" diante do Sinédrio e foi imediatamente condenado por blasfêmia (Mc 14.61-64).
- Pós-ressurreição: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que EU SOU [ego eimi] mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lc 24.39).
- Ascensão: "E eis que EU [convosco] SOU todos os dias até o fim" (Mt 28.20).
- Apocalipse: "EU SOU o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Ap 1.8). "EU SOU o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre" (1.17-18). "Amém. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim" (21.6;22.13); ver Is 44.6.
- JESUS — O 'AMÉM'
- Amém: traduzido como "Em verdade, em verdade". "Amém", transliterado do hebraico, significa "que assim seja", isto é, concorda-se com que é dito.
- Evangelhos Sinóticos: forma simples "em verdade" (Mt 31x; Mc 13x; Lc 6x).
- Evangelho de João: forma dupla "em verdade, em verdade" (no original: "Amém, Amém, ..."); aparece 50 vezes.
- Uso próprio: Jesus usa a expressão no início de suas afirmações e não no final; são afirmações solenes e portadoras de autenticação; indica que ele e o que ele diz têm o apoio de Deus. Assim, "Jesus está dizendo que Deus aceita essas palavras e fará que se cumpram" (MORRIS, 2003, p. 285).
- Amém pessoal: "E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus" (Ap. 3.14).
- PARA REFLETIR
- Presença permanente: "Eu estou [sou] com vocês todos os dias até o final dos tempos" (Mt 28.20).
- Provisão e fidelidade: "Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Co 1.30).
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