O AUTO ATIVIDADE MISSIOLOGIA
Por: PSF Gabriel Langkamer de Assis • 15/7/2021 • Resenha • 685 Palavras (3 Páginas) • 2.048 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1]
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - ITQ 021
TEÓFILO OTONI - REGIÃO 449
Aluno: Rivaldo Ferreira Cardoso
Professora: Pr. Aldean
AUTOATIVIDADE- INTRODUÇÃO À MISSIOLOGIA
Capítulo 1
- Significa que Deus nos adotou e agora fazemos parte de sua família e nos tornamos herdeiros, junto com Jesus Cristo.
- Os gemidos da criação, os gemidos dos cristãos e os gemidos do Espírito Santo. A missão é o envolvimento da igreja com o intuito de cumprir a vontade de Deus que é salvar os seres humanos que Ele criou e isso jamais deve ser motivado peleo desejo de tornar a igreja conhecidal
- O auxilio aos doentes.
- As mulheres foram reconhecidas em posições de lirerança em várias comunidades cristãs. Como as mulheres desempenhavam papéis relevantes na igreja, elas desfrutavam de mais poder e status do que as não cristãs.
- O engajamento social como um meio de evangelização/ o angajamento social é evangelização/ o engajamento social e a evangelização como parceiros e fazem parte da missão da igreja.
Capítulo 2
- Evangelização é anunciar a boa notícia de Cristo, deixando as pessoas livres para se posicionarem frente à mesma, já a Cristianização é o intento de sobrepor uma cultura impregnada por elementos do Cristianismo a uma cultura e visão de vida completamente distinta.
- O amor aos lucros sufocou o senso moral dos cristãos. Aos olhos do poder europeu, a escravatura foi justificada como indispensável para a economia européia e para o bem-estar das suas nações.
- Os reformadores acreditavam em um “castigo de Deus”, tendo eles por tão obstinado que realizar missão entre esses povos não tinha sentido, a não ser no caso de algum cristão cair como prisioneiro deles.
- Porque os países que aderiram ao protestantismo não eram possuidores de colônias nos Novos Mundos, desta forma Lutero entre outros reformadores não possuíam caminho aberto para o envio de missionários aos povos ainda não evangelizados.
- A primeira igreja protestante a organizar uma missão voltada aos escravos foi a morávia.
- Eles criam que, como Deus havia libertado os hebreus da escravidão egípcia, Deus livraria os africanos da América da escravidão para a liberdade.
Capítulo 3
- Cultura, língua, costumes, medicina local e campo religioso.
- Escolas, orfanatos, tradução bíblica, gráfica, treinamento de professores e pregadores nativos, anúncio do evangelho de forma contextualizada, composição de músicas adequadas ao contexto e métrica tâmil, catequização adequada de jovens.
- Foi consentido pelo comandante que os missionários fossem tratados com palavrões e na base de socos, a fim de mantê-los sob controle e torná-los sem êxito, já que não poderiam fazer algo abertamente visto que a missão era realizada por mando do rei dinamarquês.
- Contribuição permanente do movimento de Helle para o desenvolvimento da ideia protestante de missão e para o ecumenismo na missão.
- Criaram manufaturas e organizações comerciais para oferecer alternativas aos nativos, além de vários projetos pedagógicos, farmácia, laboratório para a fabricaçao de remédios, sociedade Bíblica, hospital, fábrica de papel, gráfica, campois de prática para inúmeros estudantes universitários.
Capítulo 4
1. A “Ordem de Cristo” recebei do Papa o direito de jurisdição espitual sobre as novas terras descobertas.
1. Introduzindo os aldeamentos para que os indios vivessem quietos, em ordem e subjulgados para serem doutrinados.
1. Como um povo menos apegado aos bens humanos.
1. Preparar evengelistas indigenas visando ordená-los futuramente como pastores.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com