O Cristianismo Na Religião
Por: cmpmatt • 24/9/2015 • Abstract • 658 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
Cristianismo
Histórico
O cristianismo surgiu na região da atual Palestina, no século I, que estava sob o domínio do Império Romano. Criada por Jesus, cujo ideais espalharam-se rapidamente pela Ásia, Europa e África, principalmente entre a população mais carente, pois eram mensagens de paz, amor e respeito, o Cristianismo se tornou a religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses imperiais, sendo inclusive acusado de conspirar contra o imperador. Defendia a paz, a harmonia, o respeito a um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.
Durante o reinado dos imperadores Nero, Trajano, Marco Aurélio, Décio e Diocleciano, milhares de cristãos foram mortos por se recusarem a adorar os deuses do Império e a reconhecer a divindade do imperador.
Principais características
• É uma religião monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um Deus.
• Reconhece Jesus Cristo como o filho de Deus, que veio à Terra para salvar e libertar os homens.
• Acredita na existência de um céu, para onde iriam os justos, e de um inferno, destino daqueles considerados pecadores.
• Têm a Igreja como uma continuação de Cristo na Terra.
• Algumas crenças: - Santíssima Trindade (O Pai, o Filho e o Espírito Santo)
- Ressurreição dos mortos.
- Perdão aos pecados através do batismo.
• Para o Cristianismo, Jesus é simultaneamente humano e divino.
Área/Localidade
Pode-se dizer que há cristãos espalhados por todo o mundo, porém a maior concentração é no ocidente (América e Europa, principalmente).
Expansão Territorial
Desde o seu surgimento até o fim do século I, o cristianismo expandiu-se pela Palestina, Síria, Ásia Menor, Chipre, Grécia, Roma, e possivelmente também pelo Egito e pela Ilíria, Dalmácia, Gália e Espanha, sendo essa expansão principalmente por causa dos missionários viajantes.
Até o fim do século II: Mesopotâmia, Egito, Itália meridional, Gália, Espanha, Germânia e norte da África.
Até o século IV: Armênia, Pérsia, norte da Índia, Etiópia, baixa Áustria e Itália setentrional.
Somente ao fim do primeiro milênio é que se pode dizer que toda a Europa estava cristianizada. Após a “descoberta” da América, acontece a difusão da religião no continente.
O cristianismo expandiu-se de forma avassaladora após o imperador Constantino conceder liberdade ao culto em 313. No fim do século, em 392, se torna a religião oficial do Império Romano, passando de Igreja perseguida à perseguidora do paganismo.
Diversidade
O cristianismo atualmente pode ser dividido em três correntes principais: o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa.
De acordo com o Pew Research Center, o catolicismo é a corrente majoritária do cristianismo, com aproximadamente 1,1 bilhão de seguidores. O Brasil é o país com mais católicos: 133,660 milhões, ou 68,6% de sua população (12% dos católicos no mundo). É seguido em pelo México (96 milhões), Filipinas (75 milhões), Estados Unidos (74 milhões) e Itália (50 milhões).
Os protestantes tem aproximadamente 801 milhões de seguidores. Os Estados Unidos são o país onde está concentrado o maior número, 159 milhões de seguidores (51% de sua população e 20% do total no mundo). São seguidos pela Nigéria (59 milhões), China (58 milhões), Brasil (40 milhões) e África do Sul (36 milhões). Só depois aparece um país europeu: o Reino Unido, berço da Igreja Anglicana, com 33 milhões de pessoas.
...