O Encontro Catequético
Por: Pha.1988 • 31/8/2018 • Ensaio • 685 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
2º Encontro – 15.08.2017
A Aventura de Crescer
Objetivo: Compreender que o ser humano cresce na relação com Deus, com os outros, consigo mesmo e com o universo que o cerca.
Ornamentação da sala: Bíblia, Vela, Toalha Branca, corações de sulfite colorido, Vaso com Plantinha, palavras “desenvolvimento, maturidade, unidos, conhecimento, alegria, fé”.
01 - ORAÇÃO INICIAL – Agradecer pelo grupo novamente reunido, que todos estão bem, e que no encontro possamos fortalecer e crescer em nossa Fé.
02 - ACOLHIDA:
- Recordar o último encontro: a importância do grupo, a vivência e caminhada de fé entre todos.
- Música “Águia Pequena”, Pe. Zezinho. – entregar para cada um a letra para poder acompanhar e depois pedir, voluntariamente, que alguém leia a frase que mais chamou a atenção.
- Feito isso, fazer uma ponte entre o assunto da semana anterior e trazendo para o do dia através da leitura abaixo
03 - LEITURA DO TEMA E DO QUADRO “FIQUE LIGADO” - LIVRO CATEQUIZANDO
04 - DINÂMICA DOS CORAÇÕES
Pedir para cada catequizando pegar um coração, e traçar as duas linhas no mesmo com o objetivo de dividir em 4 espaços o papel.
- Na primeira parte escrever uma alegria que já teve na vida
- Na segunda parte escrever um sofrimento que já teve na vida
- Na terceira parte escrever o que mais gosta de fazer e que lhe dá prazer
- Na quarta parte escrever um sonho, uma esperança que tem.
Depois de escrito e contemplado, pedir aos catequizandos o que sentiram, quais emoções veio na memória, o que foi mais fácil de recordar.
Comentário tendo como base o quadro “Para você, catequista” – fazer um contexto de que essas experiências fazem parte do nosso crescimento.
Após, induzir os catequizandos a responderem as perguntas abaixo:
- O que contribui para um crescimento feliz?
05 - TEXTO DA MAYARA – escolher alguém para a leitura
“Mayara tem apenas dez anos, mas diz às colegas do jazz que já tem treze. Há quem acredite, porque Mayara é muito alta, usa sapatos de salto alto e esta sempre maquiada. Como fica sozinha a maior parte do dia, passa muito tempo na internet e conversa com meninos e meninas maiores do que ela. Os pais de Mayara, por trabalharem muito, não conhecem os amigos da sua filha. Um dia, ela foi ao cinema para assistir a um filme proibido para menores de 12 anos e não pôde entrar porque o rapaz da bilheteria descobriu sua verdadeira idade. Não podendo voltar para casa, porque havia dito a seus pais que iria estudar com os colegas e só voltaria na hora marcada. Ficou circulando pelo shopping e foi vista pela vizinha, que se aproximou e convidou-a para tomar um sorvete e mostrou a importância de viver a beleza própria de cada idade”.
06 - AOS CATEQUIZANDOS QUANTO O TEXTO:
- O que vocês pensam sobre o comportamento de Mayara?
- Ela é responsável? Ela tem maturidade?
- Eu sou responsável? Tenho maturidade?
- Já tive o mesmo comportamento de Mayara?
- A vizinha que conversou com ela, alguém conhece uma pessoa que tem essa atitude de ajudar?
07 - PALAVRAS: PLANEJAR, COMPREENDER-SE, AVALIAR-SE.
Colocar a explicação conforme livro do catequista, fortalecendo que é preciso planejar nossas vidas, compreender nossa missão e avaliar se estamos no caminho certo.
...