O Evangelho De Cristo Diante Dos Desafios E Oposições
Por: JACKSON PAZ • 17/6/2023 • Trabalho acadêmico • 1.551 Palavras (7 Páginas) • 62 Visualizações
IPVC
Curso de teologia básico
Pr Robson Castanheira
2022
ANUNCIANDO O EVANGELHO DE CRISTO DIANTE DOS DESAFIOS E OPOSIÇÕES
(contracultura do evangelho e os desafios do presente século)
(sermão temático)
TEXTO BASE: LIVRO DE ATOS DOS APÓTOLOS CAP: 18
Leitura do capítulo para início da pregação
O capítulo 18 do livro dos Atos dos Apóstolos, originalmente escrito em grego koiné (forma popular do grego que emergiu na pós-Antiguidade clássica), é um relato principiado entre o final da segunda viagem missionária de Paulo, Silas e Timóteo, iniciada em Atos 15 (datada entre 50 e 52 - com base no mandato de Gálio como procônsul na Acaia), e o início da terceira viagem destes. Nele o apóstolo Paulo está em Corinto - em grego: Κόρινθος, transliterada Kórinthos, cidade grega, capital da providência da Acaia, atualmente, uma cidade do município de Corinto, na unidade regional da Coríntia, na região do Peloponeso, na Grécia.
A cidade de aproximadamente, 250 mil habitantes, surgiu na era neolítica, aproximadamente em 6 000 a.C. Existem várias versões sobre a fundação da cidade. Os coríntios da época de Pausânias, importante geógrafo da antiguidade, era contado que a cidade havia sido fundada por Corinto, filho de Zeus, e que Éfira, filha de Oceano, foi a primeira moradora da região (que se chamava Efireia). A cidade é banhada pelo mar Jônico e pelo mar Egeu. Corinto era rota comercial e centro de adoração à deusa Afrodite, uma divindade da mitologia grega vista como a figura do amor, da sedução e ainda da sexualidade, e, também retratada na mitologia romana como a deusa de Vênus.
Corinto, cidade marítima, possuía dois importantes portos que movimentavam sua economia: um ficava no golfo de Corinto, outro se localizava ao sul, no mar Egeu. Havia, em Corinto, também dois grandes templos: um para Afrodite, outro para Apolo, que na mitologia grega era a deidade da música, canto, poesia e da beleza masculina. Conta-se a história que havia, no templo da deusa Afrodite, mil sacerdotisas que, aos finais de tarde, desciam até a cidade e vendiam seus corpos, CULTUANDO, dessa maneira, O SEXO, tornando a cidade bastante conhecida por sua luxúria e por sediar os Jogos Ístmicos.
É dentro desse contexto, de imoralidade desenfreada, que por dezoito meses, o apóstolo Paulo segue sua jornada de anunciação do evangelho de Cristo. Aqui nós podemos imaginar, parcialmente, o conjunto de dificuldades enfrentadas por ele, bem como, a ferrenha oposição que a mensagem do evangelho de cristo enfrentaria, [...]
(continua após a citação)
Citação do versículo 5 para exemplificar qual o teor da mensagem anunciada pelo apóstolo: “5E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo."
-Atos 18:5-
Citação do versículo 6 para mencionar a ferrenha oposição enfrentada, que culminou no seu ministério aos gentios: “6Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.”
-Atos 18:6-
[…] entretanto, não podemos deixar de perceber, o cuidado do Senhor para com o apóstolo Paulo, bem como, seus planos para aquela cidade e o seu ministério.
Citação do versículo 9 para relatar as palavras de encorajamento do Senhor ao apóstolo:
“9E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;”
-Atos 18:9-
Citação do versículo 10 para demonstrar o cuidado e os planos do Senhor para o apóstolo:
“10Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.”
-Atos 18:10-
Assim, gostaria de destacar três pontos que nos revelaram como Paulo foi impulsionado a anuncias às verdades preciosas do evangelho de Cristo na cidade de Corinto, mesmo diante das circunstâncias impeditivas e como isso pode nos ensinar a agir em situações semelhantes nos dias de hoje
.
PRIMEIRO PONTO: A ordem expressa dada por Deus e o seu auxílio para cumpri-la
(LEMBRAR, RAPIDAMENTE, QUE DEUS NOS CAPACITA PARA CUMPRIR O SEU CHAMADO, POIS SERÁ ABORDADO NO SEGUNDO PONTO)
Novamente a leitura do versículo 9 para abertura do primeiro ponto:
Podemos perceber que o ministério do Senhor sempre é confrontado com oposição (dos seus) e perseguição (do mundo), contudo, não podemos permitir que os obstáculos à nossa frente nos façam recuar. Devemos tratar nossas dificuldades como problemas que necessitam de solução, que se resolvem com ação (quando depende de nós) ou oração (quando estão além das nossas forças), mas jamais permitir que o desânimo tome conta das nossas ações, e por fim, nos desviando dos planos do Senhor. Não devemos temer as ameaças dos homens nem fugir da carranca do diabo. Maior é aquele que está conosco. [...]
(continua após a citação)
Citação do versículo 4 do livro de 1 João capítulo 4 para justificar a afirmação: “4Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.”
-1 João 4-
Citação do versículo 16 do livro de 2 Reis capítulo 6 para dar exemplo em outro contexto:
“16E o profeta acalmou-o dizendo: “Não tenhas medo! Porquanto são mais numerosos os que estão conosco que os que estão com eles”.”
-2 Reis 6:16-
[...] Os perigos não devem calar a nossa voz, o evangelho precisa ser proclamado com ousadia e determinação, no poder do Espírito Santo, apesar da apostasia do mundo, da oposição dos homens e das ciladas do nosso adversário.
SEGUNDO PONTO: O auxílio absoluto dado por Deus para aquele que atende o seu chamado
Novamente a leitura do versículo 10 para abertura do segundo ponto:
Não podemos desempenhar a obra do Senhor como bons despenseiros sem a consciência de que aquele que vos chamou é fiel e há de realizar aquilo que prometeu, sendo, também, nosso companheiro de jornada.
Citação do versículo 24 do livro de 1 Tessalonicenses capítulo 5 para justificar a afirmação: “24Aquele que vos chamou é fiel e há de realizar aquilo que prometeu.”
...